Repositório Institucional da UNISO
 

História, comunicação e ideologia: a propaganda do ticket conservador-liberal

dc.contributor.advisorRovida, Mara Ferreira
dc.contributor.authorCarvalho, Roldão Pires
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:11Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:11Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractApós as mobilizações de junho de 2013 (as chamadas Jornadas de Junho), o espectro da direita autodenominado como conservadores-liberais iniciou uma forte campanha para vender seus ideários como solução para uma população notadamente insatisfeita. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a série Brasil – A Última Cruzada produzida e veiculada pelo Brasil Paralelo, um dos canais utilizados para se vender este bloco de ideias prontas. A denominação escolhida para estas ideias previamente prontas, ticket conservador-liberal, é retirado do conceito de ticket think de Adorno e Horkheimer. O objetivo primário da pesquisa é o de contribuir com o entendimento do ticket conservador-liberal e como objetivo secundário verificar se os sentidos empregados nas representações do passado na série possuem potencial ideológico. O conceito de ideologia empregado neste trabalho é o de John B. Thompson. Para o sociólogo, estudar ideologia é observar se os sentidos simbólicos empregados servem para estabelecer ou sustentam relações de dominação. Escolhemos alguns excertos que abordam de forma direta ou indireta algumas das ideias que compõem o ticket, como o ódio pela esquerda, fim das cotas raciais, desregulamentação trabalhista, Fascismo de esquerda, facilitar a venda e o porte de armas, e pensamentos análogos ao projeto “Escola sem Partido”. Utilizamos parcialmente a metodologia de John B. Thompson, realizando apenas a análise sócio-histórica e a análise discursiva. Para verificar se os sentidos empregados possuem potencial ideológico, realizamos a análise do discurso baseada em Patrick Charaudeau.pt
dc.description.abstractAfter the mobilizations in June 2013 (the so-called June Journeys) the spectrum of the right-wing party, self-titled liberal conservative, started a strong campaign to sell their ideology as a solution to a notorious dissatisfied population. This research has as its objective of study the series Brasil – A Última Cruzada produced and advertised by Brasil Paralelo, one of the channels used to sell this series of ready ideas. The Liberal Conservative Ticket was the denomination chosen to this sequence of ready ideas, and it was taken from the concept of ticket think from Adorno and Horkheimer. The main objective of this research is to contribute to the understanding of the liberal conservative ticket, and as a secondary objective to verify if the meanings applied in the past representations from the series have an ideological potential. The concept of ideology used in this essay is from John B. Thompson. To the sociologist, the study of ideology is to observe if the symbolic meanings served to establish or sustain relations of dominations. We chose some excerpts which approach in a direct or indirect form some of the ideas that compose the ticket, like the hate for the left-wing party, the end for the racial quotas, labor deregulation, left-wing Fascism, to ease the acquisition and carry of weapons, and analogous thoughts from the project “Escola sem Partido”. We have partially used the methodology of John B. Thompson, focusing on the social-historical analysis and the discourse analysis. In order to verify if the meanings applied have ideological potential, we used the discourse analysis based on Patrick Charaudeau.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/925
dc.subjectIdeologia
dc.subjectComunicação na política - Brasil
dc.subjectAnálise do discurso
dc.titleHistória, comunicação e ideologia: a propaganda do ticket conservador-liberal
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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