"A escrita da luz": um olhar para o processo comunicativo em fotografias de Angelo Pastorello
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Resumo / Abstract
Esta pesquisa tem o propósito de refletir sobre a fotografia enquanto linguagem. Decorrem daí os objetivos específicos: a) explicitar aspectos do papel da luz na linguagem fotográfica; b) rever o papel das técnicas de produção de imagens como balizadoras da leitura de imagens fotográficas; c) enfatizar a potencialização de aspectos qualitativos em imagens fotográficas por meio da análise de fotografias de Angelo Pastorello, advindos do efeito de técnicas e dos efeitos da luz prioriza e d) identificar a predominância das imagens selecionadas como ícones em detrimento dos índices ou símbolos. A presença da luz na potencialização dos efeitos qualitativos das imagens desse fotógrafo foi a hipótese aventada. Daí, percorrer o trajeto da luz nas fotografias escolhidas foi a estratégia dessa leitura que teve na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce o suporte metodológico para a análise do objeto de estudo. Tal teoria, articulada com ideias de teóricos da fotografia – Philippe Dubois, Roland Barthes, Vilem Flusser –, de autores estudiosos da imagem – Jacques Aumont, Boris Kossoy – bem como, atrelada ao signo estético de Charles Sanders Peirce na voz de Lucia Santaella, permitiu que trilhássemos o caminho revelador do esmaecimento do vínculo entre fotografia e o real e, consequentemente, a proeminência do caráter estético, que a coloca na esfera do sensível, da originalidade, do acaso, da possibilidade e da qualidade.