Repositório Institucional da UNISO
 

Avaliação dos professores pelos alunos na universidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O tema do presente trabalho foi a avaliação institucional da Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária, tendo como foco privilegiado a avaliação dos professores feita pelos alunos, indagando quais elementos da atuação dos professores são passíveis de avaliação e a partir de quais pressupostos ela é realizada. O objetivo principal foi investigar e discutir os critérios e as finalidades dessa avaliação e, em especial, que professor e que educação se quer avaliar. Nesse sentido, buscou-se verificar quais eram os instrumentos utilizados no processo da avaliação institucional, qual a participação dos professores e de que modo, a instituição tem utilizado seus resultados. Como ponto de partida realizou-se uma investigação teórica a respeito do tema avaliação institucional das universidades, passando por sua contextualização histórico-social. Considerou-se a avaliação como um campo de conhecimento complexo e pluri-referencial, com enfoques diversos e, em alguns momentos, conflitantes, denotando posições éticas e políticas distintas. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Inicialmente, através de análise documental e de entrevistas, foram coletados dados junto à instituição e aos representantes dos órgãos administrativos da universidade, buscando-se compreender a sistemática da avaliação institucional da universidade. A seguir, com a aplicação de questionário aos professores procurou-se conhecer a opinião dos mesmos a respeito do processo da avaliação institucional com destaque à avaliação do desempenho profissional docente. A análise dos dados sugere que a finalidade e a utilização dos resultados da avaliação institucional são os grandes questionamentos a serem realizados para o processo avaliativo resultar em aperfeiçoamento da universidade, implicando participação e diálogo de toda a comunidade acadêmica, em especial, como afirmação de sua identidade comunitária.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item