Educação Beneditina e escolar: o lugar do “passado no presente”
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vania Regina | |
dc.contributor.author | Strieder, Cristiane Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:13Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:13Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa teve por objetivo entender os monumentos como recursos que apresentam e mantêm perenes os feitos humanos e especificamente a influência que exercem sobre a educação. Baseando-se em autores como Le Goff, Coelho Dias, Frago, Escolano e Buffa, na consulta a documentos, entrevistas com responsáveis do setor de comunicação de monastérios beneditinos e análise da arquitetura, apresenta como hipótese a presença e participação da Ordem de São Bento que tem como finalidade a propagação e perpetuação dos dogmas católicos, valores morais e comportamentos específicos, simbolicamente apresentados por meio da arquitetura e monumentos não só religiosos, como os mosteiros, mastambém como instituições de ensino evidenciadas por outros elementos que compõem a estrutura física do ambiente escolar. Tal análise responde à questão de como a pesquisa das características arquitetônicas de uma escola de ordem monástica beneditina – mosteiro e colégio de São Bento – assim como seus elementos monumentais podem contribuir para a compreensão da instituição escolarcatólica na atualidade. Uma vez que se atribui à educação a função de transformadora social e a sociedade sofre alterações através do tempo, a forma como os princípios da regra de São Bento é transmitida no cotidiano escolar, mesmopassando por modificações e adequações constantes, ainda perpetuam os preceitos beneditinos nas ações sociais daqueles que deles se apropriaram enquanto alunos de suas escolas. | por |
dc.description.abstract | This research aims to understand monuments as resources that present and maintain perennial the human deeds and specifically the influence they exert on education. Relying on authors like Le Goff, Coelho Dias, Frago, Escolano and Buffa, in consultation to documents, interviews with leaders of the communication sector of Benedictine monasteries and analysis of architecture, it presents as hypothesis the presence and participation of the Order of Saint Benedict whose purpose is the propagation and perpetuation of Catholic dogmas, moral values and specific behaviors, symbolically shown through architecture and monuments not only religious like monasteries, but also as educational institutions evidenced by a pedagogy of memory. This analysis responds to the question about how the research of the architectural characteristics of a Benedictine monastic school - monastery and college of Saint Benedict - and its monuments as well can contribute to the understanding of the Catholic school institution today. Once it is given to education the function of social transformation and society undergoes changes over time, the way in which the principles of the rule of St. Benedict are transmitted in daily school life, even though constant modifications and adaptations, still perpetuates the Benedictine precepts in its social actions of those who appropriates them as studentsof their schools. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1095 | |
dc.subject | Escolas católicas - História - Brasil | |
dc.subject | Escolas - Edifícios | |
dc.subject | Monumentos | |
dc.subject | Educação - História - Brasil | |
dc.title | Educação Beneditina e escolar: o lugar do “passado no presente” | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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