Entre culturas: o olhar do viajante estrangeiro. Pierre Verger e os retratos do Brasil
dc.contributor.advisor | Matos, Olgária C. F. | |
dc.contributor.author | Gomes, Mônica Cristina Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:27Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:27Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O estudo analisa as relações interculturais segundo o olhar do fotógrafo Pierre Verger (1902-1996) sobre o Brasil. Considera que a perspectiva do viajante estrangeiro, a partir da colonização europeia, contribuiu com a construção de representações sobre a identidade brasileira, produzindo signos de nacionalidade que até hoje permeiam nosso imaginário. Busca assim refletir de que forma se constituem esses olhares de fora, adotando parte da obra de Verger, produzida no Brasil no período de 1940 e 1950, como corpus da pesquisa. A dimensão de estranhamento, inerente à condição de viajante que marca a trajetória do fotógrafo francês, norteia a análise dos intercâmbios culturais, com base na noção de alteridade, representada pela figura do “outro”. Nesse sentido, a viagem é apresentada como experiência internalizada no sujeito, que o lança a sua própria estranheza, e não um deslocamento externo, de caráter geográfico. Ao conceber o olhar como ato interpretativo, especialmente sua articulação na trama fotográfica, o estudo avança sobre o fotojornalismo, marcante na produção de Verger, para discutir o estatuto de objetividade que tradicionalmente é atribuído a essa prática. A análise das imagens se pauta pela estética de Verger, que privilegia as expressões culturais reveladas no cotidiano e valoriza o retrato como estratégia de interlocução, espelhando assim as possibilidades de aproximação e de diálogo entre culturas. | pt |
dc.description.abstract | The study examines the intercultural relations through the eyes of photographer Pierre Verger (1902-1996) of Brazil. Considers that the prospect of foreign travelers from the European colonization, contributed to the construction of representations of the Brazilian identity, producing signs of nationality that still permeate our imagination. Search thus reflect how it looks these are outside, taking part in the work of Pierre Verger, produced in Brazil between 1940 and 1950, as a corpus of research. The size of strangement inherent in a wanderer's path that marks the French photographer, guides the analysis of cultural exchanges, based on the notion of otherness, represented by the figure of the "other". In this sense, the journey is presented as internalized experience in the subject, which launches its own strangeness, not an external displacement, the geographical character. When designing the look as an act of interpretation, especially its link in the web photo, the study goes on photojournalism, striking in the production of Verger, to discuss the status of objectivity that is traditionally attributed to this practice. The analysis of images is ruled by the aesthetics of Verger, which focuses on cultural expressions and values in everyday life revealed the picture as a strategy of dialogue, thus reflecting the possibilities of rapprochement and dialogue between cultures. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/543 | |
dc.subject | Fotografia - Brasil | |
dc.subject | Fotojornalismo | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.title | Entre culturas: o olhar do viajante estrangeiro. Pierre Verger e os retratos do Brasil | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1