Políticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vânia Regina | |
dc.contributor.author | Chinelatto, Leila Regina Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T18:35:56Z | |
dc.date.available | 2024-09-12T18:35:56Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as politicas públicas podem contribuir para a formação de novos leitores, tendo em conta a contribuição fundamental da leitura e do livro no processo ensino-aprendizagem. Tem como objeto de estudo os projetos de leitura implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba/SP. Assim, retomou-se o processo histórico da educação infantil e a implantação dos primeiros parques infantis na cidade de Sorocaba; verificou-se de que maneira as vivências no ambiente escolar, as experiências leitoras desde a educação infantil repercutem na formação de leitores. A pesquisa é bibliográfica e documental com aporte teórico de Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988 ), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilbermam (1981), agregados a documentos oficiais e programas. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa, bibliográfica e documental, com base em fontes primárias, legislações e projetos. Os resultados mostram que a legislação brasileira voltada para a educação têm proposto muitas políticas, as quais são implementadas pelos munícipios, caso daquelas que buscam incentivar a leitura, como por exemplo, os projetos “Salas de leitura - novos olhares” e “Lugares de Ler”, implementados em Sorocaba. Contudo, os projetos, que se mostram exitosos, nem sempre têm continuidade, sendo abortados com justificativa de ajustes de orçamento. Isso faz com que os resultados esperados nem sempre sejam totalmente alcançados. Tendo em conta que as políticas públicas devem atender aos interesses da população, elas só terão êxito, quando elas conseguirem diminuir as desigualdades, quando elas tiverem continuidade e, principalmente, quando elas contemplarem a formação de professores mediadores e a distribuição de acervos, caso das voltadas para incentivar a leitura desde a educação infantil. | pt |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how public policies can contribute to the training of new readers, considering the fundamental contribution of reading and books in the teaching-learning process. Its object of study is the reading projects implemented by the Municipal Department of Education of Sorocaba/SP. The historical process of early childhood education and the implementation of the first playgrounds in the city of Sorocaba were resumed; it was verified how experiences in the school environment, reading experiences since early childhood education have an impact on the formation of readers. The research is bibliographic and documentary with theoretical support from Chartier (2002), Frago (1995), Freinet (1978), Freire (1989), Kishimoto (1988), Kramer (1987), Reyes (2010), Vygotsky (2006), Soares (2021), Zilberman (1981), added to official documents and programs. Methodologically, the research is qualitative, bibliographic, and documentary, based on primary sources, legislation and projects. The results show that Brazilian legislation focused on education has proposed many policies, which are implemented by municipalities, such as those that seek to encourage reading, such as the projects “Reading Rooms - new perspectives” and “Lugares de Ler”, implemented in Sorocaba. However, projects that prove to be successful do not always continue and are aborted due to budget adjustments. This means that the expected results are not always fully achieved. Considering that public policies must meet the interests of the population, they will only be successful when they manage to reduce inequalities, when they have continuity and, mainly, when they include the training of mediator teachers and the distribution of collections, as in the case of aimed at encouraging reading from early childhood education. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1690 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/270 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Educação - Sorocaba - História | |
dc.subject | Educação de crianças | |
dc.subject | Políticas públicas | |
dc.subject | Educação e Estado | |
dc.subject | Leitura | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Políticas públicas de incentivo à leitura na história da educação infantil municipal de Sorocaba: 2014 a 2023 | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 |