Repositório Institucional da UNISO
 

Vozes que ecoam cotidianos escolares em São Roque, SP: EMEF Barão de Piratininga

dc.contributor.advisorRomaguera, Alda Regina Tognini
dc.contributor.authorBellini, Magda Cristina Fulan
dc.date.accessioned2023-05-09T20:59:15Z
dc.date.available2023-05-09T20:59:15Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEsta tese defende que a educação é o ponto fulcral para a transformação social. Para tanto, analisa aspectos do cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Piratininga, na cidade de São Roque/SP. Busca entender como se dá o processo de ensinar-aprender nesta escola no ano de 2020, com foco no período diurno, nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Dialoga com professores e estudantes, sujeitos desse cotidiano, na intenção de compreender o processo educativo em um ano que começou com aulas presenciais e abruptamente passou para um ensino híbrido e virtual, com o aumento de casos da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Para analisar a ação educativa e encontrar possíveis respostas para o que permeia o coletivo da escola pública, conversa com alguns conceitos de Felix Guattari, Nilda Alves e Paulo Freire. Conhecer a realidade nos/dos/com os cotidianos da EMEF Barão de Piratininga, identificando as suas potencialidades e os seus desafios trouxe, nesta tese, uma contribuição para práticas pedagógicas focadas no desenvolvimento de estudantes, como sujeitos históricos, com potencial para transformar a sociedade, possibilitando um mundo mais igualitário. A opção metodológica de trazer os sujeitos envolvidos no processo para um diálogo, narrando esse cotidiano escolar, apoia-se na produção do conhecimento e das possibilidades da realidade vivida, considerando a produção de subjetividades nesse espaço e tempo. São aqui observados e documentados como a escola recebe e acolhe os alunos, os modos como os professores se preparam para as aulas, levando em conta o perfil individual dos alunos e, também, como os alunos e alunas produzem as relações entre os conteúdos apresentados e seu mundo vivido. Enquanto se constata que o grande tesouro do “Barão” são as pessoas que o frequentam, e entendendo as infinitas possibilidades existentes no corpo vivo que pulsa nesse espaço, observa-se a dura realidade social que evidencia o imenso abismo entre a escola pública e a privada neste país, ainda mais escancarado durante a pandemia. Esta tese evidencia os problemas vividos e denuncia os problemas gravíssimos nos sistemas públicos de educação, enfatizando a urgência do olhar atencioso e respeitoso do Poder Público para com suas escolas formadoras de cidadãos, atores da transformação social. Vozes que ecoam nesta tese e continuarão ecoando com a escrita do livro pelos professores dessa escola sobre práticas pedagógicas, que reflete a inquietação do exercício de ser professor(a) do povo, para o povo e com o povo.por
dc.description.abstractEsta tese defende que a educação é o ponto fulcral para a transformação social. Para tanto, analisa aspectos do cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão de Piratininga, na cidade de São Roque/SP. Busca entender como se dá o processo de ensinar-aprender nesta escola no ano de 2020, com foco no período diurno, nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Dialoga com professores e estudantes, sujeitos desse cotidiano, na intenção de compreender o processo educativo em um ano que começou com aulas presenciais e abruptamente passou para um ensino híbrido e virtual, com o aumento de casos da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Para analisar a ação educativa e encontrar possíveis respostas para o que permeia o coletivo da escola pública, conversa com alguns conceitos de Felix Guattari, Nilda Alves e Paulo Freire. Conhecer a realidade nos/dos/com os cotidianos da EMEF Barão de Piratininga, identificando as suas potencialidades e os seus desafios trouxe, nesta tese, uma contribuição para práticas pedagógicas focadas no desenvolvimento de estudantes, como sujeitos históricos, com potencial para transformar a sociedade, possibilitando um mundo mais igualitário. A opção metodológica de trazer os sujeitos envolvidos no processo para um diálogo, narrando esse cotidiano escolar, apoia-se na produção do conhecimento e das possibilidades da realidade vivida, considerando a produção de subjetividades nesse espaço e tempo. São aqui observados e documentados como a escola recebe e acolhe os alunos, os modos como os professores se preparam para as aulas, levando em conta o perfil individual dos alunos e, também, como os alunos e alunas produzem as relações entre os conteúdos apresentados e seu mundo vivido. Enquanto se constata que o grande tesouro do “Barão” são as pessoas que o frequentam, e entendendo as infinitas possibilidades existentes no corpo vivo que pulsa nesse espaço, observa-se a dura realidade social que evidencia o imenso abismo entre a escola pública e a privada neste país, ainda mais escancarado durante a pandemia. Esta tese evidencia os problemas vividos e denuncia os problemas gravíssimos nos sistemas públicos de educação, enfatizando a urgência do olhar atencioso e respeitoso do Poder Público para com suas escolas formadoras de cidadãos, atores da transformação social. Vozes que ecoam nesta tese e continuarão ecoando com a escrita do livro pelos professores dessa escola sobre práticas pedagógicas, que reflete a inquietação do exercício de ser professor(a) do povo, para o povo e com o povo.por
dc.description.abstractThis thesis advocates that education is the pivotal aspect regarding social transformation. For doing so, it analyzes aspects of daily life at the Barão de Piratininga Municipal Elementary School, in the city of São Roque/SP. We seek to understand how the teaching-learning process takes place in this school in 2020, focusing on the quotidian, in classes from 6th to 9th grades of elementary school. We talk with teachers and students, subjects of this daily life, with the intention of understanding the educational process in a year that began with in-person classes and abruptly moved to hybrid and virtual teaching, with the increase in cases of Covid-19, caused by the SARS-CoV-2. To analyze the educational action and find possible answers to what permeates the public school collective, we dialogue with some concepts of Felix Guattari, Nilda Alves and Paulo Freire. Knowing the reality in/of/with the daily lives of EMEF Barão de Piratininga, identifying its potentials and its challenges brought, in this thesis, a contribution to pedagogical practices focused on the development of students, as historical subjects, with the potential to transform society and cause to bring a more a more egalitarian world. The methodological option of bringing the subjects involved in the process to a dialogue, narrating this school routine, is based on the production of knowledge and possibilities of the reality experienced, considering the production of subjectivities in this space and time. Here, it is observed and documented how the school receives and welcomes students, the ways in which teachers prepare for classes, taking into account the individual profile of students and also how students produce the relationships between the content presented and their lived world. While it is evident that the great treasure of the "Baron" is the people who interact in its premises, and we understand the infinite possibilities existing in the living body that pulses in this space, the harsh social reality that highlights the immense abyss between public and private schools in this country is observed, even more openly during the pandemic. This thesis highlights the problems experienced and denounces the very serious problems in public education systems, emphasizing the urgency of the attentive and respectful look of the authorities towards public schools that form citizens, actors of social transformation. Voices that echo in this thesis and will continue to echo with the writing of the book by the teachers of this school about pedagogical practices, which reflects the restlessness of the exercise of being a teacher of the people, for the people and with the people.eng
dc.description.abstractThis thesis advocates that education is the pivotal aspect regarding social transformation. For doing so, it analyzes aspects of daily life at the Barão de Piratininga Municipal Elementary School, in the city of São Roque/SP. We seek to understand how the teaching-learning process takes place in this school in 2020, focusing on the quotidian, in classes from 6th to 9th grades of elementary school. We talk with teachers and students, subjects of this daily life, with the intention of understanding the educational process in a year that began with in-person classes and abruptly moved to hybrid and virtual teaching, with the increase in cases of Covid-19, caused by the SARS-CoV-2. To analyze the educational action and find possible answers to what permeates the public school collective, we dialogue with some concepts of Felix Guattari, Nilda Alves and Paulo Freire. Knowing the reality in/of/with the daily lives of EMEF Barão de Piratininga, identifying its potentials and its challenges brought, in this thesis, a contribution to pedagogical practices focused on the development of students, as historical subjects, with the potential to transform society and cause to bring a more a more egalitarian world. The methodological option of bringing the subjects involved in the process to a dialogue, narrating this school routine, is based on the production of knowledge and possibilities of the reality experienced, considering the production of subjectivities in this space and time. Here, it is observed and documented how the school receives and welcomes students, the ways in which teachers prepare for classes, taking into account the individual profile of students and also how students produce the relationships between the content presented and their lived world. While it is evident that the great treasure of the "Baron" is the people who interact in its premises, and we understand the infinite possibilities existing in the living body that pulses in this space, the harsh social reality that highlights the immense abyss between public and private schools in this country is observed, even more openly during the pandemic. This thesis highlights the problems experienced and denounces the very serious problems in public education systems, emphasizing the urgency of the attentive and respectful look of the authorities towards public schools that form citizens, actors of social transformation. Voices that echo in this thesis and will continue to echo with the writing of the book by the teachers of this school about pedagogical practices, which reflects the restlessness of the exercise of being a teacher of the people, for the people and with the people.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1100
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivos
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectEscola pública - São Roque (SP)
dc.subjectEnsino fundamental - São Roque (SP)
dc.titleVozes que ecoam cotidianos escolares em São Roque, SP: EMEF Barão de Piratininga
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
106782.pdf
Tamanho:
2.92 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format