Jornalismo literário e cobertura de guerra: a produção de Dorrit Harazim
dc.contributor.advisor | Martinez, Monica | |
dc.contributor.author | Camargo, Bruna Emy | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:42Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:42Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte da seguinte questão: quais elementos de jornalismo literário estariam presentes nas coberturas de guerra e/ou conflitos feitas pela correspondente brasileira Dorrit Harazim? Numa tentativa de respondê-la foi montado o corpus com as oito reportagens publicadas pela jornalista sobre o tema – uma sobre a Guerra do Vietnã (1970), uma sobre o golpe de Estado no Chile (1973), uma sobre o conflito na Cisjordânia (1977) e cinco sobre os atentados em Nova York (2001), cobrindo um período de 31 anos. O método de investigação adotado é a análise de conteúdo francesa (BARDIN, 2011), buscando-se por meio dela as três características de jornalismo literário apresentadas por Martinez (2016): apuração; digestão e compreensão do material apurado; e redação em estilo literário. Para tanto, o objetivo principal é contribuir para a compreensão do jornalismo literário produzido por Dorrit Harazim na cobertura de guerras e conflitos no Vietnã, no Chile, na Cisjordânia e em Nova York. São objetivos específicos: a) explorar aspectos da produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; b) destacar como se deu a participação de mulheres na produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; c) identificar especificidades na produção de Dorrit Harazim, referentes ao jornalismo literário e/ou ao fato de ser mulher. O quadro teórico desta pesquisa apoia-se nos conceitos de jornalismo literário (BAK, 2011, 2017; LIMA, 2009, 2014; MARTINEZ, 2016) e cobertura de guerra e conflitos (KNIGHTLEY, 1978; SCHELP, 2016), além de diversas reportagens, relatos pessoais e biografias de correspondentes. Com a análise, identificamos em Dorrit Harazim a competência em produzir jornalismo literário em coberturas de guerra e/ou conflitos com as três características aqui listadas: a jornalista faz ampla coleta de dados durante a imersão em campo; as informações são contextualizadas e relacionadas para que fiquem mais claras, revelando domínio da profissional sobre o tema; e a narrativa é conduzida de modo a contar uma história com descrição de cena, inserção de diálogos, utilização de palavras imagéticas e sonoras e humanização de personagens. Esta investigação foi proposta considerando-se a importância em destacar a produção feminina em coberturas de guerras e conflitos; logo, coube ainda elaborar um apêndice para trazer luz às mulheres mencionadas, justificando as muitas narrativas que podem no futuro ser analisadas. | pt |
dc.description.abstract | This research starts from the following question: which elements of literary journalism are present in the coverage of war and/or conflicts made by the Brazilian correspondent Dorrit Harazim? In an attempt to answer it, the corpus was assembled with the journalist’s eight published reports on the topic – one on the Vietnam War (1970), one on the coup in Chile (1973), one on the conflict in the West Bank (1977) and five on the attacks in New York (2001), covering a period of 31 years. The research method adopted is the French content analysis (BARDIN, 2011), seeking through it the three characteristics of literary journalism presented by Martinez (2016): investigation; digestion and understanding of the collected material; and writing in literary style. Therefore, the main objective is to contribute to the understanding of literary journalism produced by Dorrit Harazim in covering wars and conflicts in Vietnam, Chile, the West Bank and New York. Specific objectives are: a) to explore aspects of the production of literary journalism in coverage of wars and conflicts; b) to highlight how women participated in the production of literary journalism in coverage of wars and conflicts; c) to identify specificities in the production of Dorrit Harazim, referring to literary journalism and/or the fact of being a woman. The theoretical framework of this research is based on the concepts of literary journalism (BAK, 2011, 2017; LIMA, 2009, 2014; MARTINEZ, 2016) and coverage of war and conflicts (KNIGHTLEY, 1978; SCHELP, 2016), in addition to several reports, personal notes and biographies of correspondents. With the analysis, we identified in Dorrit Harazim the competence to produce literary journalism in war coverage and/or conflicts with the three characteristics listed here: the journalist makes extensive data collection during immersion in the field; the information is contextualized and related to make it clearer, revealing the professional’s mastery of the topic; and the narrative is conducted in order to tell a story with a description of the scene, insertion of dialogues, use of imagery and sound words and humanization of characters. This investigation was proposed considering the importance of highlighting female production in coverage of wars and conflicts; therefore, it was also convenient to prepare an appendix to bring light to the women mentioned, justifying the many narratives that can be analyzed in the future. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1012 | |
dc.subject | Redação de textos jornalísticos | |
dc.subject | Reportagem em forma literária | |
dc.title | Jornalismo literário e cobertura de guerra: a produção de Dorrit Harazim | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1