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Comunicação, propaganda política e ideologia nos tempos de João Goulart

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Data

2009

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Dissertação

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Resumo / Abstract

O desiderato do presente trabalho consistiu em desvendar as estratégias comunicacionais-propagandísticas, às quais o presidente João Goulart recorreu não só visando à eleição nas disputas eleitorais às quais concorreu; mas, também, salvaguardar a govenabilidade do seu mandato presidencial pois, dentro de um contexto de polarização ideológica atroz, teria de se preocupar em granjear, constantemente, o apoio da população e, assim, conseguir algum esteio que lhe oferecesse estabilidade mínima para que levasse adiante seus projetos. Demonstrar-se-á que, naquilo que parece uma simples campanha propagandística, há toda uma relação dialética e umbilical entre o teor dos discursos e as variáveis da conjuntura histórica tidas por mais relevantes por todos os atores sociais envolvidos. Essa constatação conduziu à pesquisa a investir num detalhado levantamento histórico, o que permitiu compreender como comunicação e realidade se retroalimentam reciprocamente e, mais ainda, iluminou a interpretação dos esforços comunicacionais de Goulart de modo a revelar o papel dual que desempenharam na formação da sua imagem: conquanto o ajudavam, paradoxalmente, instrumentalizavam a contrapropaganda ideológica intensa que sofreu. Ver-se-á que suas estratégias propagandísticas contribuíram com a escalada da radicalização que redundaria no golpe militar.


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