A ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira de Almeida | |
dc.contributor.author | Paiffer, Maikson Junior de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T12:43:38Z | |
dc.date.available | 2025-04-23T12:43:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual. | pt |
dc.description.abstract | The Research Group on Higher Education Technology and Innovation (GPESTI), from the Postgraduate Program in Education, and the Research Group on Media Languages in Education (GPLME), from the Postgraduate Program in Communication and Culture PPGCC, both from the University from Sorocaba (UNISO), discussed, throughout 2023, how ethics and truth have been approached on social networks. This discussion is part of the research project Projeto InternÉtica de R+D+i, subsidized by the Spanish MCINN (PID 2019-104689RB-I00) and the Projeto Internética_brasil, approved by the CEP, with opinion number: 5,408,576, on 14 May 2022. Participation in group discussions led me to define the theme and methodological procedures of the research I present here. This research addresses how ethics and truth are represented in videos on YouTube. The Metaverse was listed as a part of this study to compose the analyses. Ease of access to information and digital productions can generate negative, plural or singular consequences for society, especially when there is no due consideration for ethics and truth in the content. Given this context, the question that this research seeks to nswer arises: how are ethics and truth addressed in videos about the Metaverse present on YouTube? The general objective sought to understand how ethics and truth are approached in videos about the Metaverse present on YouTube. The Theoretical Framework is presented: the origin and concept of Metaverse, according to Longo and Tavares (2022), Anderson and Rainie (2022) and Ullman (2023)Ullman (2023); the new ecosystem, especially discussing the vision of a world that integrates new technologies, as a new ecosystem, according to Di Felice (2020), Castells (2000); issues related to generations and technology, according to Zanieli; Caldeira and Fonseca (2022), Huelsen (2017) and (Cavalcante Filho; Francisco, 2022); the truth, in the view of Moscovici (2010) and post-truth for Santaella (2018); ethics, based on Vásquez (2010), Cortina and Martínez (2001). The results highlight the pluralities of representations and perceptions about ethics and truth in the context of the Metaverse, providing an in-depth understanding of this digital scenario. The relevance of this study is due to its unprecedented originality. By pioneering this approach, it will significantly contribute to a more comprehensive understanding of this new virtual universe. It will provide relevant knowledge about the perceptions, representations and interactions of content producers on YouTube in relation to the Metaverse in the digital environment of social networks, filling a significant gap in the understanding of this virtual universe. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1868 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/400 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Metaverso | |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | |
dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | |
dc.subject | Ética | |
dc.subject | Verdade | |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação | |
dc.title | A ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura | |
relation.isAdvisorOfPublication | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc |