Cururu e a valorização da cultura regional na comunicação organizacional
dc.contributor.advisor | Martinez, Monica | |
dc.contributor.author | Bruns, Mércia Segala | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:54:59Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:54:59Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a importância da preservação da cultura regional por meio da comunicação organizacional. Para atingir este objetivo, emprega como objeto o cururu. Esta prática presente no interior do Estado de São Paulo, em especial na região do Médio Tietê, consiste em uma expressão cultural cantada em forma de versos improvisados, na qual um cantador desafia um adversário diante de uma plateia. Esta pesquisa está embasada teoricamente nos trabalhos de Margarida Kunsch (2003, 2006, 2008, 2009), Gaudêncio Torquato do Rego (1986, 1991, 2002), Paulo Nassar (2004, 2008, 2010) e Wilson Bueno (1995, 2002, 2003) no campo da Comunicação. Para analisar a relação entre a cultura organizacional e a valorização da cultura regional, este estudo recorre à técnica da entrevista, por meio da qual foram ouvidos três cururueiros, bem como dois proprietários de empresas de pequeno e médio porte de Sorocaba (SP). O resultado sugere que ainda não há uma gestão que contemple este tipo de manifestação cultural no segmento corporativo, que desconhece ou não utiliza as políticas públicas disponíveis de incentivo, uma vez que os patrocínios observados são de natureza informal. Por outro lado, os cantadores ressaltam a importância dos apoios recebidos das empresas, sem os quais a continuidade da tradição seria dificultada. Este contexto sugere que um diálogo maior entre as empresas, o poder público e os interlocutores das manifestações culturais poderia resultar numa maior valorização da cultura paulista. | pt |
dc.description.abstract | This study addresses the importance of preserving local culture through organizational communication. To achieve this goal, its object is the cururu, a cultural expression in the form of improvised verses, in which a singer performs a public song battle. This research is theoretically grounded in the works of Margarida Kunsch (2003, 2006, 2008, 2009), Gaudencio Torquato Rego (1986, 1991, 2002), Paulo Nassar (2004, 2008, 2010), and Wilson Bueno (1995, 2002, 2003). To better understand the relationship between organizational culture and local culture, this study employs the interview technique: three cururueiros were heard, as well as two owners of small and midsize companies from Sorocaba (SP). The result suggests this business segment still lacks management politics that addresses this type of cultural manifestation, either because it does not know or does not uses public policies of incentive, once all the observed sponsorships were of an informal basis. On the other hand, the singers emphasize the importance of the support received from the companies, without which the continuity of tradition would be hampered. This context suggests that dialogue between companies, the government and the interlocutors of the cultural manifestations could result in a greater diffusion of regional culture. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/627 | |
dc.subject | Comunicação nas organizações | |
dc.subject | Cultura organizacional | |
dc.subject | Cururu (Canto popular) | |
dc.subject | Comunicação e cultura | |
dc.title | Cururu e a valorização da cultura regional na comunicação organizacional | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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