Educação e pós-modernidade: vozes de indisciplina escolar em uma escola da rede pública de Sorocaba/SP
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Resumo / Abstract
Esta é uma produção acadêmica que apresenta o desassossego do mundo na atual Babel conceitual, denominada Pós-modernidade, no contraponto daqueles que insistem em considerar desmobilizadoras as perspectivas pós-modernas. Ao nos situarmos nesse lugar, não estamos desistindo de nossa identidade de educadores uma vez que o questionamento, a dúvida e a investigação parecem-me características fundamentais dessa identidade. Assim sendo, buscam novas referências que propiciem respostas adequadas ao problema da (in) disciplina escolar, fortemente colocado pela contemporaneidade: A reflexão em torno dessa questão, a partir do estudo da bibliografia existente sobre a pósmodernidade, em geral e a indisciplina escolar, em particular lançou-nos no centro do debate teórico metodológico contemporâneo nas Ciências Sociais que toma conta e se irradia pelos círculos acadêmicos. Freqüentemente sem encontrar a sua plena explicitação, bem como no debate teórico-metodológico no campo da educação sobre o fenômeno da indisciplina escolar enquanto sintoma social. Desta forma fazemos à discussão de concepções teóricas que hoje são veiculadas à exaustão e cuja aceitação à primeira vista, não beira a unanimidade. Nesse sentido, apresentamos inicialmente, os argumentos que sustentam a existência de um desassossego no mundo, a Pós-modernidade, com David Harvey, Boaventura Sousa Santos, Lyotard, Vattimo e Bauman. Em seguida analisamos, a partir das contribuições de Foucault sobre a sociedade disciplinar e de Deleuze sobre a sociedade de controle, determinados conceitos e categorias que confirmam a necessidade de um novo instrumental analítico para entendimento dos complexos fenômenos societáveis do presente. Para tanto, tornou-se indispensável à pesquisa empírica, com eleições da técnica conversas informais efetivadas na Escola Céu Azul, em Sorocaba/SP tendo como objetivo entrar em contato com a materialidade da indisciplina escolar, através de um conjunto de vozes – professores, pais, coordenadora pedagógica, inspetora de alunos e alunas do Ensino Médio. O caráter bifronte disciplina/indisciplina escolar aflora nas normas estabelecidas pelo conselho escolar com expressas proibições para os alunos viverem a escolas, e com um conjunto de fotografias produzidas pelos mesmos na escola em pauta. Com isso, esperamos estar dando uma modesta contribuição para a compreensão do mundo contemporâneo e do papel da educação no estabelecimento de práticas de disciplinamento e controle que hoje estão em curso na escola, enquanto inserida num contexto cultural de flexibilidade, mobilidade e transformação.