Repositório Institucional da UNISO
 

Professores de história: educados e educadores para o trabalho

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A temática apresentada por esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de trabalho de futuros professores de História do Ensino Médio, tendo por princípio orientador a diretriz apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996) e por outros documentos da legislação educacional brasileira – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é discutida a noção de trabalho apresentada por tais documentos e logo após, faz-se uma contextualização das reformas promovidas para a educação brasileira e as finalidades da proposta para o Ensino Médio de uma formação voltada para o trabalho. Em seguida apresenta-se a análise de entrevistas feitas com futuros professores de História com o intuito de compreender a concepção de trabalho dos mesmos. As entrevistas pautaram-se numa metodologia denominada Entrevista Reflexiva, bem como sua análise e categorização. As categorias para análise das concepções de trabalho foram formuladas a partir dos estudos relativos a essa temática realizados por Newton Duarte nas obras de Agnes Heller e Karl Marx. A conclusão das análises sugere a ligação da concepção de trabalho à noção de emprego e sobrevivência no mundo capitalista, em detrimento à concepção de trabalho como categoria histórica, voltada à emancipação do gênero humano. Pretende-se com este tema contribuir para a compreensão das relações que se fazem presentes na escola e no pensamento das pessoas quanto às propostas de formação para o trabalho.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item