Repositório Institucional da UNISO
 

A força do lugar: a geografia escolar no fortalecimento da resistência e da esperança dos homens lentos na cidade contemporânea

dc.contributor.advisorSoares, Maria Lúcia de Amorim
dc.contributor.authorMazini, André Pereira
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:54Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:54Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, realizada na linha de pesquisa cotidiano escolar, estuda a contribuição da geografia escolar no fortalecimento da resistência e da esperança de homens lentos na cidade contemporânea. Toma como universo de pesquisa o bairro Ana Paula Eleotério, conhecido como Habiteto, localizado na zona norte da cidade de Sorocaba/SP, tendo como objetivos centrais pensar a força do lugar, o espaço como construção e condição do existir humano e o papel da geografia escolar no desvendamento da produção e apropriação do espaço sob a égide do capitalismo hodierno. A base das referências teóricas são os geógrafos Milton Santos; David Harvey; e Rafael Straforini, enriquecidas pelo pensar de Istevan Mézaros; Newton Duarte e Maria Lucia de Amorim Soares que aparecem embasando as questões educacionais. Feito o levantamento teórico para o entendimento do contexto do capitalismo globalizado e suas novas tramas espaciais, a dissertação apresenta questões relativas às ações do poder local na cidade de Sorocaba e a reprodução da lógica perversa da globalização. Utilizando o mapa turístico (2004), elaborado pelo governo municipal, que tem como chamada "Sorocaba: para sentir-se em casa siga o mapa", verifica com os alunos da E.E. Wanda Daher, localizada no Habiteto, que o bairro não consta no mapa, logo o bairro, a escola, os alunos, as famílias, etc... não existem para poder local, lembrando, entretanto, o dizer da poetisa Adélia Prado que o mapa é a certeza que o lugar existe. Conclui que a geografia escolar, enquanto um seguimento específico da educação, pode contribuir a partir do desvendamento do lugar de existência, para o fortalecimento da resistência e esperança dos homens lentos na cidade contemporânea. E a partir do concreto pensando que se pode inferir que os bairros periféricos são quase lugares, mas de repente tão bonitos.pt
dc.description.abstractThis master degree issue studies the contribution of geography taught in schools in the improvement of resistence and hope of slow men in nowadays cities. The universe of this research is the Ana Paula Eleotério suburb, as known as Habiteto, situated in north zone in Sorocaba. The main objectives is to analyze the strength of the place, the space as construction and condition of the human existence and the importance of the geography taught in schools to show the production and possession of the spaces under today capitalism. The bases to the theorist references are the geographers Milton Santos; David Harvey; and Rafael Straforini, enriched by Istevan Mézaros; Newton Duarte and Maria Lucia de Amorim Soares thoughts which supported the educational questions. The theorist research was done to understand the global capitalism and its new special webs. This issue shows relative questions to the local power actions in Sorocaba city and the mean representation of globalization. The touristic map (2004) produced by municipal government, whose main title is "Sorocaba: For you to feel good, follow the map", was used. It was verified with students of State School Wanda Daher, situated in the same neighborhood, that there is not the Habiteto suburb in the map. Therefore, the Habiteto suburb, the school, the students, the families do not exist to the local power. The conclusion is the geography taught in schools, as a specific Education segment, may contribute to show the importance to men to disclose their existence place, in order to strength the resistence and hope of slow men in nowadays cities. Starting from the concrete, it is possible deduce that suburbs are almost places, but suddenly so beautiful.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/466
dc.subjectGeografia - Estudo e ensino
dc.subjectGeografia - Aspectos sociais - Sorocaba (SP)
dc.titleA força do lugar: a geografia escolar no fortalecimento da resistência e da esperança dos homens lentos na cidade contemporânea
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
André Pereira Mazini.pdf
Tamanho:
6.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format