Repositório Institucional da UNISO
 

Construção da imagem do estudante de educação a distância via publicidade

dc.contributor.advisorSouza, Luciana Coutinho Pagliarini de
dc.contributor.authorGarcia, Daniele de Oliveira
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:35Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:35Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a construção da imagem do estudante da educação a distância via publicidade e de que maneira esta construção se deu ao longo do tempo, em paralelo às evoluções tecnológicas que acompanharam a modalidade EaD e às mudanças na linguagem publicitária. Partindo da análise de anúncios selecionados, de acordo com seu enquadramento nas diferentes “gerações de EaD” (MOORE E KEARSLEY, 2007), pretende-se mapear as características do estudante EaD que predominam quando a intenção é divulgar um curso a distância. O trabalho contempla três etapas: 1. Contextualização teórica: 1.1. Acerca da linguagem publicitária, 1.2. Acerca das Retóricas; 1.3. Acerca da retórica da imagem e das figuras de retórica. 2. Contextualização do objeto: história da EaD no Brasil, apresentação das evoluções tecnológicas e do perfil do estudante a distância. 3. Análises das dez peças selecionadas, a fim de verificar as respostas aos questionamentos inicialmente propostos. Para tanto, fundamentamonos em Carrascoza (1999), Carvalho (2001) e Citelli (2001) e ao contextualizar linguagem publicitária; em Aristóteles (1979), Perelman e L.Obrechts-Tyteca (2005) e Rebould (2004) para estudar a retórica e em Barthes (1969) e Durand (1974) para tratar da retórica da imagem e das figuras de retórica, respectivamente. Eco (2001), especificamente suas verificações feitas em anúncios publicitários em “A estrutura ausente”, são nosso fundamento na análise das peças selecionadas.pt
dc.description.abstractThis research aims to verify how the construction of the student’s e-learning image through advertising and how this construction took place over time, in parallel to technological developments that accompanied the e-learning mode and changes in advertising language. Starting from the selected ad analysis, according to their place within the different "e-learning generations" (MOORE AND KEARSLEY, 2007), intended to map the student’s e-learning characteristics that predominate when the intention is to disclose a distance learning course. The work involves three steps: 1. Theoretical Contextualization: 1.1. About the advertising language, 1.2. About Rhethorics; 1.3. Rhetoric about the image and figures of speech. 2. Contextualization of the object: History of distance education in Brazil, presentation of technological developments and student’s profile on distance. 3. Analysis of the selected pieces in order to verify the answers to the questions initially proposed. To this end, we base ourselves on Carrascoza (1999), Carvalho (2001) and Citelli (2001) to contextualize advertising language; Aristoteles (1979), Perelman and L. Obrechts-Tyteca (2005) and Rebould (2004) to study the rhetoric and Barthes (1969) and Durand (1974) to address the rhetorical image and figures of speech, respectively. Eco (2001), specifically its findings made in advertisements for "La parte ausente (The absent structure)" are our foundation in the analysis of selected pieces.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/711
dc.subjectPublicidade
dc.subjectEnsino a distância
dc.subjectRetórica
dc.subjectComunicação na educação
dc.titleConstrução da imagem do estudante de educação a distância via publicidade
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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