Repositório Institucional da UNISO
 

Publicidade e marca: heterorreferência na comunicação a partir da campanha publicitária Câncer de mama/Avon

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorGonzaga, Márcia Féldreman Nunes
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:56Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:56Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEsta pesquisa focaliza, de um lado, o caráter interdisciplinar da comunicação ao buscar a Teoria da Autopoiese de Maturana e Varela, que sustenta a Teoria dos Sistemas de Luhmann. De outro, busca o contexto das marcas e da publicidade. Compreender a heterorreferência na comunicação, a partir do tema “Câncer de Mama” e a marca “Avon”, à luz da Teoria dos Sistemas de Luhmann, constitui o objetivo geral da pesquisa; enquanto os objetivos específicos são os de explicitar as operações pertinentes ao universo das marcas que podem consolidar a heterorreferência, bem como identificá-las nas peças publicitárias e avaliar, com base neste referencial, a contribuição da marca “Avon” para a prevenção do câncer de mama. Para alcançar tais objetivos, autores como Luhmann (2005; 2009), para tratar da teoria dos sistemas; Maturana e Varela (1997; 2001), para o conceito de autopoiese, principalmente; Aaker (1998; 2007) e Lipovetsky (2011), para tratar de marca e publicidade, compõem a fundamentação teórica. Realizamos também análises de representações visuais, uma sequência de peças publicitárias referentes aos anos de 2006 a 2012, que mostram o caminhar da campanha do câncer de mama empreendida pela Avon. Dos resultados, enfatizamos que a teoria utilizada permite constatar a ampliação da memória do sistema das marcas e contribuir para a permanência deste, com o consequente fortalecimento da marca, no caso, da marca “Avon”, sem garantia de mudanças das condutas das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama. A importância desta pesquisa está na possibilidade de refletir sobre o alcance de campanhas publicitárias com o tema “Câncer de Mama” em sistemas para os quais o tema não é pertinente.pt
dc.description.abstractThe focus of the research on the one hand is the interdisciplinary feature of communication when searching the theory of autopoiesis of Maturana and Varela (1997), which supports the Systems Theory from Niklas Luhmann.On the other hand, it searches for the context of brands and advertising. Comprising the heteroreference of communication from the theme "Breast Cancer" and the brand “Avon”, the light of Luhmann's system theory, is the focus of the research, while the specific objectives are to clarify the relevant operations to the world of the brands that can consolidate heteroreference, as well as how to identify them in the materials and evaluate, based on this framework, the contribution of the brand "Avon” for the prevention of breast cancer.To achieve these goals, authors like Luhmann(2005;2009) to approach systems theory Maturana e Varela(1997;2001) for the concept of autopoiesis, mainly; Aaker (1998;2007) and Lipovetsky (2011), to address brand and advertising, comprise the theoretical foundation.We also analyzed visual representations , a sequence of advertising from 2006 until 2012, that show the path of the campaign for breast cancer undertaken by Avon from the results, we emphasize that the theory used allows to observe the expansion of system memory brands and contribute to the persistence of this, with a consequent strengthening of the brand, in this case, the brand "Avon", without warranty of changing behaviors of women regarding prevention of breast cancer. The importance of this research lies in the possibility to reflect on the scope of advertising campaigns with the theme "Breast Cancer" on systems for which the topic is not relevant.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/619
dc.subjectComunicação
dc.subjectMarca de produtos
dc.subjectPublicidade - Aspectos sociais
dc.subjectTeoria dos sistemas
dc.titlePublicidade e marca: heterorreferência na comunicação a partir da campanha publicitária Câncer de mama/Avon
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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