Repositório Institucional da UNISO
 

O fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz

dc.contributor.advisorDrigo, Maria Ogécia
dc.contributor.authorSilva Neto, José Ferreira da
dc.date.accessioned2025-04-15T16:14:13Z
dc.date.available2025-04-15T16:14:13Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractA fotografia na prática educacional é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a prática educacional que envolve o fazer fotográfico pode promover a educação do olhar do aprendiz? Dela decorre a hipótese de que o fazer fotográfico na prática educativa promove a educação do olhar desenvolvendo três tipos de olhar: o contemplativo, o observacional e o generalizante. Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreender como o fazer fotográfico pode ser incorporado à prática educacional e contribuir para a educação do olhar do aprendiz. Deste advêm os seguintes objetivos específicos: identificar particularidades da linguagem fotográfica; identificar especificidades do ‘fazer fotográfico’; reinterpretar a prática educacional, na perspectiva das ideias de Rancière; explicitar como a contemplação, a observação e a generalização podem ser incorporadas para educar o olhar do aprendiz. A fundamentação teórica envolve teorias peirceanas, com foco nas definições e classificações de signos e na fenomenologia; aspectos do fotográfico, na perspectiva peirceana e flusseriana, principalmente, e ideias de Rancière sobre as relações mestre-aprendiz. A metodologia envolve estratégias — advindas das teorias peirceanas — e propostas por Santaella, aplicadas às fotografias realizadas por alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no transcorrer do desenvolvimento de uma sequência didática para a disciplina Linguagem Iconográfica do Espaço. As análises envolvem reflexões sobre o fotográfico e sobre os tipos de olhar então requeridos aos aprendizes, os fotógrafos em ação. Entre os resultados, destacamos que a sequência didática contribuiu para educar o olhar do aprendiz, principalmente por requerer, em maior medida, o olhar contemplativo e o observacional. A relevância da pesquisa está na possibilidade de educação do olhar para imagens, em geral, bem como para imagens envolvendo o espaço construído com objetos, obras arquitetônicas e outros elementos do contexto urbano.pt
dc.description.abstractPhotography in educational practice is the subject of this research, which is guided by the question: how educational practice involving photography can promote the education of the learner's gaze? From this follows the hypothesis that ‘photographic making’ in educational practice promotes the education of the gaze by developing three types of gaze: the contemplative, the observational and the generalizing. Thus, the general objective is to understand how photography can be embodied into educational practice and contribute to the education of the learner's gaze. Specific objectives include identifying aspects of photographic language; understanding specificities of 'photographic making'; reinterpreting educational practice from the perspective of Rancière's ideas; to explain how contemplation, observation and generalization can be embodied to educate the learner's gaze. The theoretical basis draws on Peircean theories focusing on the definitions and classifications of signs and phenomenology; peircean and flusserian perspectives on the photographic and Rancière's ideas on master-apprentice relationship. The methodology employs strategies — derived from peircean theories — and proposed by Santaella, applied to photographs taken by undergraduate students in Architecture and Urbanism and Interior Design course, during the development of a didactic sequence for the subject Iconographic Language of Space. The analysis includes reflections on the photographic and about the types of gaze required of the apprentices, the photographers in action. Among the results, we highlight that the didactic sequence contributed to education the learner's gaze, mainly by requiring, to a larger extent, the contemplative and observational gaze. The relevance of the research lies in the possibility of educate visual concerning images in general, as well as for images involving the space built with objects, architectural works and other elements of the urban context.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1859
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/392
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectFotografia - Estudo e ensino
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectFotografia na educação
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação
dc.titleO fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.description.programPrograma de Pós-graduação em Educação
relation.isAdvisorOfPublication86d060b1-2e2f-4911-b088-b36653904fb3
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery86d060b1-2e2f-4911-b088-b36653904fb3

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
jose-ferreira.pdf
Tamanho:
3.07 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.18 KB
Formato:
Item-specific license agreed to upon submission
Descrição: