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Aquisição da linguagem oral de bebês nascidos durante a pandemia COVID-19

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Data

2022

Tipo de documento

Artigo / TCC

Curso

Fonoaudiologia


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Resumo / Abstract

Objetivo: verificar a aquisição da linguagem oral de bebês nascidos durante a Pandemia COVID-19. Metodologia: Cumpriram-se aspectos éticos. Responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preencheram Anamnese. Foram selecionados 30 bebês, dos quais 25 contemplaram os critérios de inclusão/exclusão: Grupo 1, 7 bebês com 12 meses; Grupo 2, 8 bebês com 18 meses; Grupo 3, 10 bebês com 24 meses. Foi aplicado protocolo Observação do Comportamento Comunicativo para avaliar 15 categorias, com atribuição de critério: 0 – não apresentou; 1- apresentou em situações restritas ou de interesse próprio; 2 – apresentou em qualquer situação. Resultados: Na amostra total, verificou-se 64% de participantes com risco para alteração na aquisição e desenvolvimento da linguagem infantil e 36% considerados com desenvolvimento de linguagem típico. Esse resultado foi observado de maneira similar na análise individual dos grupos, ressaltando leve aumento nas porcentagens de bebês de risco com o aumento da idade. Conclusão: a aquisição de linguagem oral dos bebês participantes deste estudo, que nasceram durante a Pandemia COVID-19, indicou alto índice de alteração no processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem, nas três idades contempladas, com atraso ou ausência de produção de palavras e frases e dificuldade em interação e intenção comunicativa.


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