Repositório Institucional da UNISO
 

Narrativas, criação, luta e resistência: a presença da pedagogia freireana nos cotidianos escolares

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Tese

Curso


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

O cotidiano escolar é o espaço do diálogo. É aprendendo e dialogando com a própria história que se percebe o caminho percorrido e esboça-se uma possível caminhada. Todo esse caminhar não teria um sentido, uma significância, se não houvesse as influências da pedagogia de Paulo Freire e mais recentemente da Filosofia Clínica de Lúcio Packter. O educador vem me acompanhando desde o início de minha vida como militante, daquele momento ingênuo no ensino médio, passando pelo sindicato, faculdade e partidário, até o atual, como resultante, mas não síntese, destes todos. O filósofo mostrou-me que ao percorrer um caminho único, singular, é possível perceber também a importância do outro com quem dialogo, principalmente em meu cotidiano escolar, e, ao instigar meus alunos no exercício de realizar a sua percepção de mundo; uma alteridade de forma verdadeira, permitindo que o outro se expresse em sua verdade. Foi possível trazer, para orientar essas leituras, as ideias e práxis do educador Paulo Freire. Desta forma este trabalho reflete sobre a prática docente no ensino médio e no ensino superior, provocando nos estudantes a fala de suas percepções de mundo, exercitando a alteridade; em outro instante, a percepção do autor como sujeito da história, de suas construções relacionais e existenciais, e através desses movimentos, em seu atuar docente, perceber a presença da pedagogia freireana.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item