Preenchimento dérmico facial com produto à base de ácido hialurônico: metodologia para ensino médico
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este trabalho trata da importância da metodização do ensino de preenchimento dérmico facial no treinamento de médicos alunos que pretendem atuar ou já atuam na área da estética da face. Parte-se da premissa histórica do quão preocupante é o envelhecimento e a estética facial, que sempre foram a tônica de grandes inquietações da humanidade. Os pressupostos desse estudo consideram que os profissionais atuantes na área da estética necessitam ter um conhecimento profundo de anatomia, fisiologia da pele, característica dos “fillers”, e de técnicas de aplicação, além de um apurado senso estético, para obter sucesso nessa terapêutica. A metodologia proposta tem como base os procedimentos realizados na Clínica Iz de Cirurgia Plástica entre 2007 a 2010, onde se observaram os resultados do uso de produtos de preenchimentos dérmicos não cirúrgicos (minimamente invasivos). Baseia-se também na experiência adquirida pelo pesquisador, como palestrante e instrutor em vários eventos no Brasil e no exterior. Escolheu-se o ácido hialurônico para a metodização do ensino por suas características físico-químicas bem conhecidas, sua facilidade de manuseio e a grande oferta de formas farmacêuticas apresentada no mercado. Mesmo se mostrando um procedimento seguro, o preenchimento dérmico necessita ser realizado por profissionais bem treinados, uma vez que eventualmente podem ocorrer complicações durante o procedimento.Elas podem, e devem, ser minimizadas por meio da utilização de técnicas de prevenção, indicação individualizada e precisas que levem a resultados satisfatórios e seguros para os pacientes. A discussão teórica de anatomia facial, fisiologia e classificação do envelhecimento, características reológicas dos produtos e técnicas de aplicação embasam a parte prática, na qual a demonstração ao vivo ou a supervisão do procedimento é realizada. A idealização de aulas, teóricas e práticas (demonstração e supervisão), proposta neste trabalho mostrou-se de grande valia no ensino dos médicos. O sucesso deste método pode ser verificado a partir dos resultados obtidos nos preenchimentos realizados pelos alunos e pela observação da queda dos relatos de efeitos adversos. Uma vez aprendidas as técnicas de preenchimento dérmico facial com produtos à base de ácido hialurônico, o médico pode realizar essa terapêutica com outros fillers, com resultados harmônicos.