Violência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP
dc.contributor.advisor | Medrado, Hélio Iveson Passos | |
dc.contributor.author | Boni, Pedro Luiz Dal | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:54Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:54Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | A pesquisa contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violência no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre, existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na primeira parte da pesquisa discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deva ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Na segunda parte examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra-SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violência ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência. | pt |
dc.description.abstract | The research contemplate a study about the concret, symbolic and intermediary violences produced in everyday of institutions schools publics of teaching essential and medium of Araçoiaba da Serra-SP. Detachment the violences reproduced by scholl and his agents - teachers, directors, students and servants. Start from the presumption that no exist a violence, but a complex of violences that need context. Nuclear by approach interdisciplinaries the research whether to examine the ability of actors of scholl scene into bargain with the violents acts over element scholl. Bourdieau, Charlot, Foucault and Maffesoli constitute strongs reference theoretical methodological; Tocqueville subsidize ours reflexions at depart of conception that conflicts are present at any organization social and, always, exist shapes peaceable of route of solutions. Hence, the violence is passivity of bargain. In first part of research discuss at difficulty of concept about concret, symbolic and intermediary violences, for whether a controversial term, and defend that all and any form of violence must have need context, under nib of incident in concept limitation.In second part exam the result of questionnaires painstaking in thirteen public scholls of borough of Araçoiaba da Serra-SP and the certainty provisionals point that exist bargain with the violent acts occur in scholls, against the thesis of in institutions schools of Brazil whether utilize correctives violents ( measures disciplinaries) over treat with the violence. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/467 | |
dc.subject | Violência | |
dc.subject | Violência na escola | |
dc.subject | Violência na escola - Prevenção | |
dc.subject | Escolas públicas - Araçoiaba da Serra (SP) | |
dc.title | Violência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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