Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade

dc.contributor.advisorMorais, Osvando J. de
dc.contributor.authorSantos, Robson José dos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:37Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:37Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo propor uma reflexão sobre o Shopping Center ser muito além do que mero consumo, condição esta, diferenciada, já que há diversas pesquisas realizadas nessa área, abrangendo o empreendimento de forma comercial, puramente capitalista. O Capitalismo centrado no lucro, na atividade de compra e de venda que culmina em resultados. Todavia, essa evidência que o centro comercial, como são chamados os „Shopping Centers‟, encontra-se muito mais do que a condição financeira vivida pelo mundo capitalista, é o despertar dessa pesquisa. Os Shopping Centers podem, em seu contexto geral de atividade, também propiciar ao homem, diversos movimentos no campo social, integrando-o em sociedade, cuja comunicação e cultura são alicerces à vocação desse objeto. Os empreendimentos são identificados como pontos de entretenimento, lazer, segurança e informação que tratam das bases fundamentais desta pesquisa. A análise deste trabalho retrata a história da cultura e suas influências nas mais diversas óticas com autores e estudiosos do tema. Isto posto, o tema Shopping Center como uma cidade e, em volta dela, a sociedade, traz em voga, neste tipo de empreendimento, não somente consumo – o poder da mercadoria e a troca – mas, também, faz com que indivíduos convivam em seu entorno e, sobre ele, no desenvolvimento sociocultural e econômico da própria cidade.Justamente nessa ponderação, necessária se faz, por que, um Shopping Center também fomenta cultura e como ele se relaciona no próprio desenvolvimento pessoal e coletivo. Um Shopping Center é um centro de entretenimento, lazer, cultura e como objetivo principal, não deixa de ser um empreendimento capitalista, atento às oportunidades de negócios e respectiva lucratividade. A pesquisa, ao longo de seu caminho, deve responder à indagação inicial enveredada na teoria da cultura e da comunicação, na formação da cidade até aos dias atuais, bem como, da teoria do consumo, pois, juntas, buscam representar o conteúdo proposto. E atingir a esse objetivo, já será uma motivação para novas pesquisas, sendo essa primeira de um início de um processo natural a ser aprimorado no tempo.pt
dc.description.abstractThis dissertation has as objective to propose a reflection about the Shopping Center being even besides consume. This condition is differentiated, since there are several researches accomplished this area, embracing the enterprise in a commercial way, simply capitalist. The capitalism centered in the profit, in the purchase activity and of sale that culminates in result. Though, the evidence that commercial centers, as they are called Shopping Centers; It is much more than the financial condition lived to capitalist world, it is the awakening this research. Shopping Centers can, in your general context of activity, also propitiate to man, several movements in the social field, integrating him in the society, whose communication and culture are foundations to the vocation of that object. The enterprises are identified about points of entertainment, leisure, safety and information that treat of the fundamental bases of this research.The analysis of this work portrays the history of the culture and your influences in the most several optics with authors and studious of the theme. This position, the theme Shopping Center as a city and in turn it to the society, It brings in vogue, in this enterprise type, not only consummating - the power of the merchandise and the change - but, also, It makes that individuals lives together around it, in the social development, culture and economics to the own city. Exactly in that consideration, necessary it is done, why, a Shopping Center also foments culture and like It links in the own personal and collective development. A Shopping Center is a center of entertainment, leisure, culture and as main objective doesn't stop being a capitalist enterprise, attentive to the opportunities of businesses and respective profitability. The research, along its way, should answer to the initial inquiry led in the Theory of the culture and of the communication, in the formation of the city to the current days, as well as, the Theory of the consumption, because, committees, looks for representing the proposed content. And to reach that aim, it will be already a motivation for new researches, being the first of a beginning of a natural process to be perfected in the time.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/424
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos sociais
dc.subjectCentros comerciais - Aspectos sociais
dc.subjectCultura
dc.titleComunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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