Repositório Institucional da UNISO
 

Educação profissional nas escolas públicas municipais em Sorocaba (1970-2000)

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorMirim, Fernanda Isaura Medeiros
dc.date.accessioned2023-05-09T20:56:13Z
dc.date.available2023-05-09T20:56:13Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEsta dissertação, vinculada à linha de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a investigação da trajetória da educação profissional nas escolas públicas municipais de Sorocaba. Assim são abordadas as instituições escolares municipais Dr. Getúlio Vargas e Dr. Achilles de Almeida, desde a implantação dos cursos profissionais na década de 1970 até a sua extinção, em razão do Decreto Federal nº 2.208 de 17 de abril 1997. Para tanto, investiga à formação profissional e integral dos estudantes egressos de escolas municipais nas décadas de 1970, 1980 e 1990, visando assim identificar o cumprimento da meta de se formar jovens para o mercado de trabalho, e concomitantemente proporcionar a posterior continuidade de seus estudos em nível superior. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental ancorada na análise de dados obtidos por meio de questionário eletrônico e de relatos orais. Para subsidiar este estudo, a pesquisa embasou-se em autores tais como Saviani (2008), Ciavatta, Frigotto e Ramos (2005), Ferretti (1997) de modo a apresentar singularidades do contexto sócio histórico e político das instituições educativas profissionais municipais de nível médio em suas principais características, como sua grade curricular, carga horária, projeto pedagógico, regimento, clientela, e suas respectivas demandas, de forma a entender os processos que levaram à criação e posterior extinção dos cursos profissionalizantes da rede municipal de Sorocaba. A pesquisa chegou ao resultado que as escolas municipais formaram nos cursos técnicos cerca de 5000 alunos. Em relação ao perfil dos egressos, constatou-se que o propósito principal dos cursos era o de preparar os alunos para o mercado de trabalho, porém em função de seu nível elevado, principalmente na área técnica, acabou cumprindo o papel de facilitar o ingresso desses alunos no nível superior.pt
dc.description.abstractThis essay, bound to the History and Historiography line: school policies and practices of the Postgraduate Program in Education of the University of Sorocaba, has as its theme the investigation of the trajectory of professional education in the municipal public schools of Sorocaba. Its objective is to realize the path of professional education in the municipal educational institutions Dr. Getúlio Vargas and Dr. Achilles de Almeida, from the implantation of the professional courses in the decade of 1970 until its extinction, due to the Federal Decree nº 2,208 of April 17 1997. Therefore, it investigates the trajectory of professional education in the city of Sorocaba, with a view to the professional and integral qualification of students who graduated from municipal schools in the 1970s, 1980s and 1990s, in order to identify the fulfillment of the goal of training young people for the job market, at the same time, provide the subsequent continuation of studies at a higher education. This is a bibliographical and documentary research anchored in the analysis of data obtained through an electronic questionnaire and oral reports. To support this study, the research was based on authors such as Saviani (2008), Ciavatta, Frigotto and Ramos (2005), Ferretti (1997) in order to present singularities of the socio-historical and political context of municipal professional educative institutions of high school level in their main characteristics, such as their school program, credit hour, pedagogical project, regiment, school clientele and their respective demands, in order to understand the processes that propitiate the creation and subsequent extinction of the professional courses of the municipal schools of Sorocaba. After the data collection of the period between 1975 and 2000, was found that the municipal schools formed in the technical courses nearly 5000 students. Regarding to the profile of the graduates, it was verified that the main purpose of the courses was to prepare the students for the job market, but due to their high level, mainly in the technical area, ended up fulfilling the role of facilitating the entry of these students in the higher education.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/791
dc.subjectEnsino profissional - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectEscolas públicas - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectEscolas municipais - História - Sorocaba (SP)
dc.subjectEnsino médio
dc.titleEducação profissional nas escolas públicas municipais em Sorocaba (1970-2000)
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
102022.pdf
Tamanho:
1.84 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format