Repositório Institucional da UNISO
 

A criação e a instalação do Ginásio Ciências e Letras de Sorocaba (SP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Esta dissertação investiga as razões que levaram à criação e à instalação do Ginásio Ciências e Letras na cidade de Sorocaba, uma instituição privada, que oferecia o ensino secundário no ano de 1943.A intenção da pesquisa foi verificar qual clientela seria de interesse para essa instituição.A hipótese lançada com relação à criação e instalação dessa instituição foi a de que o poder público não priorizou a oferta gratuita do ensino secundário no país, havendo a necessidade de a instituição privada ofertá-lo, desde que houvesse clientela para pagar por ele.A metodologia de pesquisa utilizada para atingir o objetivo proposto na dissertação a fim de verificar essa hipótese foi a pesquisa bibliográfica sobre os conflitos ocorridos no início da década de 1940: a Segunda Guerra Mundial, que ocupava asnações em temas como a centralização do poder, a priorização da política de armamentos e o abastecimento da mão de obra para a indústria e para o sistema capitalista adotado e disseminado no Brasil. Em nosso país,o regime de governo ditatorial priorizou o ensino primário e militar, enquanto que a indústria se responsabilizou pelo ensino profissional e o ensino secundário ficou a cargo da iniciativa privada.Na pesquisa documental,foi constatado na cidade de Sorocaba quea demanda de pessoas habilitadas para o curso era maior que a oferta de vagas, o que se explica pelo fato de haverapenas duas instituições que ofereciam o ensino secundário, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que a hipótese lançada foi confirmada ao se verificar que a instituição privada criada e instaladaofertou o ensino secundário com vagasdestinadas às pessoas que tinham condições de pagar por ele e dispunham de horário para cursá-lo, enquanto que o poder público não ofereceu o ensino secundário com vagas gratuitas suficientes para essa população habilitada.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item