Contribuições estéticas no cotidiano escolar: por uma educação menor
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Resumo / Abstract
Esta dissertação busca algumas possibilidades de dialogar com a arte, o teatro e a educação, tomando como referência as práticas cotidianas nas escolas. Considera as diferentes linguagens teatrais como um potencial educativo de criação e de experiência no espaço do cotidiano escolar. Entende o teatro em sua dimensão estética, como formador e construtor de singularidades no coletivo, considerando que as experiências e as criações constroem aprendizagens e promovem o desenvolvimento integral dos atores escolares. Propõe a análise das relações entre teatro e educação; examina algumas das práticas pedagógicas que promovem encontros entre o teatro e o conceito de educação menor, apresentado por Silvio Gallo. Realiza-se a partir de uma pesquisa documental, baseando-se em estudos e análises das produções científicas das teses e dissertações defendidas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), entre os anos de 2009 e 2014, cuja temática seja Teatro e Educação. Parte das contribuições e do embasamento teórico-conceitual de autores: Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrosa, Daniel Lins, entre outros. Não se propõe a direcionar pontos de chegada, mas possibilita um entrelaçar do teatro com as ações educativas do cotidiano escolar. A dissertação aponta para a valorização e apreciação das experiências estéticas, que podem proporcionar uma formação com apropriação de diferentes leituras do cotidiano escolar, dialogando com a realidade contemporânea.