Repositório Institucional da UNISO
 

Reflexões lingüísticas no ensino médio

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorSantos, Julia Maria Corrêa Lino dos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:33Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma investigação sobre os modos de reflexão lingüística no Ensino Médio, a partir da reflexão teórica e da análise de cinco materiais instrucionais distintos disponíveis, hoje, no mercado editorial brasileiro. A primeira parte deste trabalho trata de contextualizar o conceito de reflexão lingüística e para isto faz cinco perguntas a saber: O que significa saber Português? O que significa estudar e aprender gramática? O que se propõe, ainda, quando ensinamos Português? O objetivo da escola deve ser ensinar Português padrão? O que significa refletir língua? Considerando que o alvo das nossas indagações é o Ensino Médio, acrescentou-se um item que discute a especificidade desse ensino. A idéia que aqui se defenderá é a de que a reflexão lingüística é, sim, fundamental no Ensino Médio, como em qualquer nível de ensino. Em nosso ponto de vista, ela não se confunde nem com o que tradicionalmente se chama de Língua Portuguesa, nem com o ensino da gramática, nem mesmo com o ensino de leitura ou escrita, ainda que possa estar a ela associada. Para desenvolver estas idéias o trabalho foi organizado da seguinte maneira: após uma breve introdução, contextualizando o problema da Língua Portuguesa, no capítulo 1, apresentamos novas perspectivas para o ensino da língua no Ensino Médio, dividido nos subitens já anteriormente mencionados No capítulo 2, tratamos especificamente dos materiais instrucionais e a sua relação com a reflexão lingüística no Ensino Médio, apresentando, primeiramente, questões de métodos, depois fazendo o estudo, a análise sobre como a reflexão lingüística é abordada em alguns materiais disponíveis ao professor. Optamos pelo termo materiais instrucionais porque nos parece mais amplo do que livros didáticos ou materiais didáticos, seja na diversidade da forma, seja na diversidade de conteúdos e tratamentos temáticos. Após a análise de cinco tipos de diferentes materiais, apresentamos as nossas conclusões e oferecemos algumas desrecomendações aos colegas professores.por
dc.description.abstractThis research presents an investigation on the modalities of linguistic reflections in the High School Education, based on theoretical studies and the analyses of five instructional materials offered to teachers, in the actual Brazilian editorial system. The first part of this work dues with the concept of reflection on language, and to do so, five questions are posed: What means to know Portuguese?; What means to study and to learn grammar?; What are postulated, yet, when we teach Portuguese?; Does the school teaching goal be to teach standard Portuguese?; What means to reflect on language? Considering that the objective of our investigation is focused on High school teaching, we incorporated an item to discuss the specificity of this level of teaching. The thesis we sustain in this work is that to promote reflection on language is fundamental in high school, as well in any other teaching level. In our point of view, this object is not the same thing that is traditionally named as Portuguese language, or grammar teaching, or even reading and writing teaching, even if it may be related to these matters. In order to develop these themes, this work was organized as fallow: a brief introduction to contextualize the problems in Portuguese school teaching, in the first chapter, we present new perspectives to High School Education. In chapter two, we due more specifically with the instructional texts and with its eventual contribution to reflection on language, exposing the method of analyses, and, after that, detailing the results of our investigation about how the study and the reflection on language are effectively proposed by some textbooks. We opted to analyses five textbooks that are accessible to the common teacher of Brazilian schools, but trying to consider the diversity in their material structure, contents and thematic treatment. At the end, we present the conclusions of the research and offer some (des) recommendation to our teaching pairs.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/282
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino Médio) - Estudo e ensino
dc.subjectLíngua portuguesa - Livros didáticos
dc.titleReflexões lingüísticas no ensino médio
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
72401.pdf
Tamanho:
5.34 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format