Ciberativismo e inteligência coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores(as)
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira | |
dc.contributor.author | Munhos, Sonia Piaya Marinho | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:37Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:37Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O objeto deste estudo é a relação entre cibercultura, ciberativismo, Inteligência Coletiva e formação de professores(as). O protagonismo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea demanda que se pesquise sua influência nos processos formativos de professores(as). O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a formação inicial de professores(as) no curso de Pedagogia se apropria do fenômeno ciberativismo considerando seu potencial de informação e de criação de conhecimento. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o de Pierre Lèvy, com seus estudos sobre cibercultura, ciberespaço, comunidades virtuais e Inteligência Coletiva. Outros autores complementaram este estudo como Castells (1999), Lemos (2002), Vegh (2003), Rheingold (1996), Hine (2002), entre outros. Os dados foram coletados de três formas: 1) análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, licenciatura e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia; 2) etnografia virtual nas comunidades virtuais que praticam o ciberativismo em educação e 3) aplicação de questionários a estudantes, professores(as) e coordenadores(as) de cursos de Pedagogia. Os resultados da análise demonstraram que os documentos oficiais do curso de Pedagogia não fazem referência ao ciberativismo em educação porém, estudantes e educadores(as) têm conhecimento sobre o fenômeno e utilizam a internet para lutar por causas da educação. A forma como o fazem, no entanto, pode ser aperfeiçoada com o desenvolvimento de habilidades de Gerenciamento do Conhecimento Pessoal (PKM) proposto por Lèvy. Sugere-se que os cursos de Pedagogia incorporem aos componentes curriculares que tratam de Educação e TIC e/ou Educação e Movimentos Sociais, as questões da cibercultura, ciberativismo em educação e produção e desenvolvimento da Inteligência Coletiva. | por |
dc.description.abstract | The object of this study is the relationship between cyberculture, cyber-activism, Collective Intelligence and training of teachers. The role of Information and Communication Technologies (ICT) in contemporary society demands it to search its influence in the formative process of teachers. The overall objective of the research was to comprehend and investigate whether and how the initial formation of teachers in the Faculty of Education appropriates cyberactivism phenomenon considering its potential of information and creation of knowledge. The theoretical framework used in the research was from Lèvy Pierre, with his studies on cyberculture, cyberspace, virtual communities and collective intelligence. Other authors have complemented this study, such as Castells (1999), Lemos (2002), Vegh (2003), Rheingold (1996), Hine (2002), among others. Data were collected in three ways: 1) documentation review of the National Curriculum Guidelines for the Pedagogy courses, graduation and the Pedagogical Projects of pedagogy courses; 2) Virtual etnography in virtual communities that practice education through ciberactivism; 3) application of questionnaires to students, teachers and coordinators of Pedagogics courses. Analysis results showed that the official documents of the Faculty of Education does not refer to the cyber-activism in education but students and educators are aware of the phenomenon and use the Internet to fight for the sake of education. The way they do, however, can be improved with the development of Personal Knowledge Management (PKM) proposed by Lèvy. It is suggested that Pedagogy courses incorporate in the existing curriculum components that deal with education and ICT and/or Education and Social Movements the matters relating to cyberculture, cyberactivism in education and production and development of Collective Intelligence. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/718 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Computadores e civilização | |
dc.subject | Professores - Efeito das inovações tecnológicas | |
dc.subject | Internet na educação | |
dc.title | Ciberativismo e inteligência coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores(as) | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1