Repositório Institucional da UNISO
 

Corpos em evidência: reflexões sobre a exposição corporal no curso de fisioterapia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2006

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo teve como tema a relação do corpo nas condições de aprendizagem do aluno de fisioterapia. Foi realizada uma pesquisa sobre a relação da exposição corporal dos alunos e sua formação como fisioterapeuta, buscando conhecer melhor a opinião de professores sobre o comportamento dos alunos nas aulas práticas e de estágio. Como procedimento de investigação, foi realizado observações e registros do comportamento de alunos em aulas práticas e estágio, assim como entrevistas com professores de Universidades particulares, utilizando como instrumento um roteiro de questões sobre indicações de comportamentos dos alunos com relação a exposição corporal nas aulas práticas, as possíveis causas e reflexões sobre as condições de aprendizado. As respostas foram agrupadas e realizadas leituras para análise de conteúdo. Os dados apontam para reflexões sobre a vergonha do corpo, o distanciamento ou fragmentação e as condições de aprendizagem oferecidas pela universidade como possíveis motivos para a inibição corporal dos alunos. Assim como uma concordância entre os professores sobre o número grande de alunos para as práticas terapêuticas, necessidade de um trabalho corporal e de auto conhecimento, de preservação da privacidade do aluno, da influencia da sociedade contemporânea com um único padrão de corpo, e da necessidade de refletir sobre a formação no curso, com preocupação ao amadurecimento e aproximação do aluno com o próprio corpo.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item