Repositório Institucional da UNISO
 

O plano de ensino na prática docente

dc.contributor.advisorSalles, Fernando Casadei
dc.contributor.authorSetani, Vitor
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:38Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:38Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi investigar a forma como os professores concebem o planejamento e lidam com os planos de ensino em sua prática escolar. A pesquisa, na dimensão educacional, buscou analisar os problemas pedagógicos na perspectiva global do complexo social. Com essa preocupação foram realizadas entrevistas com professores do ensino médio da rede pública estadual. As entrevistas forneceram subsídios para uma compreensão maior de como os professores entendem e elaboram o plano de ensino e como o articulam com o plano escolar e com o projeto político pedagógico. Os resultados obtidos apontaram que, de fato, o professor elabora o plano de ensino, mas há indícios de que não o articula suficientemente com a idéia de projeto, nem do ponto do ponto de vista pessoal, nem do coletivo. Apontamos como caminho, para uma solução possível, uma participação mais efetiva dos professores no processo educacional, sobretudo no estabelecimentos das metas a serem perseguidas, apoiados em valores socialmente acordados, enfim construindo um projeto que mais tarde será colocado em ação pelo planejamento. A negação pura e simples desta participação nos leva a planejamentos burocráticos e inócuos, carreando o professor a uma perigosa inversão, fazendo do conteúdo disciplinar um fim, quando na realidade é um meio, com conseqüências imediatas para a formação do corpo discente, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento das personalidades individuais e aos projetos pessoais de existência.por
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the way teachers conceive the planning and deal with the teaching plans in their school practice. The research, in educational dimension, searched to analise the pedagogical problems in the global outlook of social complex. Interviews with high school teachers of the state public system where carried out with this concerning. The interviews provided subsidies for a broader comprehension on how teachers understand and work out the teaching plan and how they match it with school plan and with the political pedagogical project. The final results pointed that, indeed, the teacher works out the teaching plan, but there are hints that he doesn’t link it sufficiently with the idea of the project, neither from the personal point of view nor from the collective one. We point, as way to a possible solution, a more effective participation of the teachers in the educacional process, mostly in the stablishement of the aim to be reached, supported on values agreed socially, in short, building a project that later on will be carried on by the planning. The pure and simple denyng of this participation takes us innocuous and burocratic projects, leading the teacher to a dangerous invertion, by making the disciplinar content a goal, when, in fact, it is a mean, with immediate consequences for the formation of a learning staff specially when it comes to the development of individual personalities and to the personal projects of existence.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/291
dc.subjectPrática de ensino
dc.subjectPlanejamento educacional
dc.titleO plano de ensino na prática docente
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
72410.pdf
Tamanho:
657.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format