Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)

dc.contributor.advisorSilva, Paulo Celso da
dc.contributor.authorSantos, Roger dos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:54Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o dinheiro, cédulas e moedas do Estado varguista, entendidos, dentro das teorias da Comunicação, como mídia. O objetivo pretendido foi apresentar como um regime autoritário e populista usou do dinheiro circulante como mídia legitimadora de sua ideologia. Entender o dinheiro como veículo não é algo que criamos na pesquisa, mas uma leitura feita a partir de um período determinante na construção da modernidade brasileira em que, nem o dinheiro da época, tanto o mil-réis quanto o Cruzeiro, ficou de fora da propaganda ideológica. Paralelamente aos estudos da imagética estampada na moeda, nos valemos de elementos da cultura como música e cinema para compreender o contexto político-cultural da Era Vargas. O Cruzeiro, moeda brasileira instalada no início dos anos 1940 recebeu especial atenção. A partir do conceito de mídia secundária de Harry Pross, entendida como as que lançam mão da técnica e do suporte para comunicar via impresso e que vêem o ato da leitura facilitado, uma vez que não é intermediado pela técnica, foram lidos os símbolos estampados na moeda brasileira o que possibilitou depreender como os mecanismos usados pelo regime batizado de Estado Novo trabalharam para legitimar seu operar naquela mídia, significante real de valor. Mostramos aqui que para legitimar suas ações o governo interveio em todos os veículos disponíveis com ação direta da censura. As cédulas e moedas do Cruzeiro foram usadas como suporte imagético do discurso políticoideológicas getulista que primou pela exaltação do presidente e do Estado. pt
dc.description.abstractThis paper show the money, notes and coins about the New State under Getúlio Vargas, understood as media, within the theories of Communication. Our objective was to show how an authoritarian and populist regime used the circulating money as a legitimating media to its ideology. To understand money as a vehicule is not a yield of our research, instead, it is an understanding from a determining period in the construction of brazilian modernism in which, the currency, both mil-réis and Cruzeiro, was apart from the ideologic propaganda. Parallel to the studies on currency effigy, cultural elements like music and movies are valuable instruments to understand the politcal and cultural context from Vargas Era. It was given special attention to Cruzeiro, brazilian currency which began to be used in the 1940's. Starting from Harry Pross' concept of secondary media, understood as the ones that use technic and suport to comunicate through press and view the act of reading as facilitated, since it is not intermediated by technic, the symbols printed in brazilian money, where observed, which made possible to understand how the devices used by the regime called New State worked for legitimating its procedures within that media, a true value sign. We show here that in order to legitmate its actions, the government intervened in all the available vehicules with direct action of censorship. The notes and coins of Cruzeiro were used as imagetic support of the getulista's political-ideological speech, which exalted uppermost the president and the State.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/613
dc.subjectComunicação
dc.subjectCultura
dc.subjectIdeologia
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos políticos
dc.subjectMoeda - História - 1930-1945 - Brasil
dc.subjectComunicação e cultura
dc.titleComunicação, cultura e ideologia impressas nas cédulas e moedas da era Vargas: (1930-1945)
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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