Comunicação e rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon
Arquivos
Data
Tipo de documento
Ano da obra resenhada
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
O fotográfico é o tema dessa pesquisa, que prioriza fotorretratos criados por Richard Avedon, sendo norteada pela questão: os fotorretratos criados por esse fotógrafo suscitam críticas à realidade? Assim, delineia-se o objetivo geral de compreender o potencial comunicativo de fotorretratos, na relação com o conceito de rostidade, bem como os seguintes objetivos específicos: tratar a fotografia, como uma imagem técnica, de acordo com o pensamento flusseriano; delinear um percurso para decodificação da fotografia, na perspectiva de Flusser; tratar do conceito de rostidade, do ponto de vista de Deleuze e Guattari, bem como explicitar aspectos comunicativos engendrados nesses fotorretratos, à luz desse conceito, que levem o intérprete a elaborar críticas à realidade. Para tanto, as estratégias metodológicas envolvem documentação indireta, com pesquisa bibliográfica; decodificação de fotorretratos, aplicando estratégias advindas do pensamento flusseriano e aprofundadas a partir do conceito de rostidade. Compõem o corpus da pesquisa cinco fotorretratos criados por Richard Avedon, que constam no livro Richard Avedon Photographs 1946-2004, de 2007. Entre os resultados, ressaltamos que os fotorretratos analisados reavivam questões políticas e imagens construídas e cristalizadas pelas mídias, no entanto, não propiciam crítica à realidade. Elas não vão além do dispositivo muro branco/buraco negro, o que, portanto, não contribui para a transformação da realidade. Essa pesquisa é relevante, de um lado, por resgatar a memória do fotográfico, ao abordar o processo de produção de Richard Avedon; de outro, por refletir sobre a relação entre fotorretrato e rostidade, enquanto dispositivo. Assim, por envolver a produção e a análise de fotografia, a pesquisa é aderente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.