Os números e o sistema de numeração decimal: práticas pedagógicas de professores no Brasil e de Portugal
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira | |
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira de Almeida | |
dc.contributor.author | Silva, Mônica de Oliveira Pinheiro da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:15Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:15Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou compreender aspectos das práticas pedagógicas de alguns professores do 5º e 9º anos do Brasil e 4º e 9º anos de Portugal, a partir de suas abordagens do Sistema de Numeração Decimal (SND). A pergunta norteadora desta pesquisa se configurou em: como os professores brasileiros e portugueses abordam e posteriormente ensinam o SND na educação básica? Esta pesquisa se justificou pelo baixo rendimento apresentado pelos estudantes nos indicadores de qualidade educacional, chegando ao terceiro grau com pouco domínio dos conceitos básicos de matemática, como também com a má formação dos professores, revelando um quadro de desvalorização e desprestígio do professor. O objetivo geral da pesquisa foi compreender aspectos da prática de professores no ensino de números e do SND a partir de suas abordagens relativas ao processo de ensino/aprendizagem de matemática. Objetivou-se também identificar as abordagens das professoras em relação ao SND, a partir de uma avaliação diagnóstica realizada com os estudantes e interpretar as práticas docentes, a partir de indicadores, sinais e indícios levantados a partir das observações, avaliação diagnóstica, entrevista e autoscopia. Foi realizado um estudo de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas: observação, entrevista e autoscopia. O método de análise de dados foi o Paradigma Indiciário de Ginzburg. Buscou-se respaldo teórico em Lerner e Sadovsky (1996), Kamii e Declark (1994), Brousseau (1996, 2008), Vergnaud (1994), entre outros. Entre os resultados concluiu-se que as práticas pedagógicas das professoras das séries iniciais se voltam para aspectos do SND de forma efetiva, por ser natural e previsto. Com o avançar dos anos, as práticas pedagógicas deixam de abordar aspectos relacionados aos números, o que faz com que os princípios aditivos e multiplicativos sejam pouco trabalhados, comprometendo a aprendizagem de matemática nos Ensino Médio e Superior. O domínio de conhecimento e a autoridade em sala de aula das professoras observadas em Portugal e no Brasil mostraram-se relevantes, especialmente em Portugal. Estudantes daquele país se mostram mais concentrados em sala de aula, demonstrando maior valorização ao momento da aula. Em ambos os países foi percebida, em sala de aula, uma motivação maior nas séries iniciais para aprender, com certa apatia para as séries finais, em relação aos temas matemáticos. Por fim, em relação às práticas pedagógicas, considera-se a autoscopia uma técnica capaz de promover verdadeiramente a autorreflexão e a reflexão conjunta, na busca da melhoria e aprimoramento, devendo esta consistir em uma prática comum entre as reflexões docentes. | pt |
dc.description.abstract | The research aimed to understand pedagogical practices aspects of 5th and 9th grade’s teachers of Brazil’s educational system and 4th and 9th grades of Portugal’s, about their approaches to the Decimal Numbering System (DNS). The guiding question of this research was configured in: how do Brazilian and Portuguese teachers approach and later teach the DNS in basic education? This research was justified by student low performance in educational quality indicators, reaching to the 3 rd degree with very low skill on mathematics basic concepts. This is also caused by lack of teachers training and formation, revealing a scenario of devaluation and lack of prestige of teachers. The general research objective was to understand aspects of teachers' practice related to numbers and DNS teaching, taking as a baseline their approaches related to mathematics teaching/learning process. Additionally, this research also aimed to identify teachers' approaches in relation to the DNS, based on a diagnostic evaluation performed with students and interpret teaching practices, based on indicators, signs and indications, raised from the observations, diagnostic evaluation, interview and autoscopy. A field study was developed based on qualitative approach. For data collection, the following tools were used: observation, interview and autoscopy. Data analysis method used was the Ginzburg's Indiciary Paradigm. Theoretical research and foundation was based on author like Lerner and Sadovsky (1996), Kamii and Declark (1994), Brousseau (1996, 2008), Vergnaud (1994), Chevallard (1991) among others. As part of results, it was concluded that pedagogical practices of the initial grades focus on DNS aspects in an effective way, as it is natural and due to its foreseen characteristics. As the years go by, pedagogical practices no longer address number related aspects, causing that additive and multiplicative principles are less studied, compromising learning of mathematics in High School and College Degree students. Knowledge domain and teacher’s authority in classroom observed in Portugal and Brazil were relevant, especially in Portugal. There, it was observed student present a higher concentration level during classrooms, valuing more the class moment. In both countries it was noticed a higher motivation for learning during initial grades, while a certain level of apathy was perceived on final series, related to mathematical subjects. Finally, regarding pedagogical practices, autoscopy showed to be an effective technique, capable of truly promoting self and joint reflection, towards teaching / learning process improvement and upgrading, being recommended to be used as best practice among teaching reflections. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/938 | |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Professores de matemática - Brasil | |
dc.subject | Professores de matemática - Portugal | |
dc.subject | Sistema decimal | |
dc.subject | Numeração - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | |
dc.title | Os números e o sistema de numeração decimal: práticas pedagógicas de professores no Brasil e de Portugal | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAdvisorOfPublication | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 600cccce-8601-4e9f-a008-d1659f6fc8cc |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- mônica-de-oliveira-pinheiro-da-silva.pdf
- Tamanho:
- 2.82 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format