Repositório Institucional da UNISO
 

Guia de labirinto: análise do Guia do Livro Didático do MEC

dc.contributor.advisorBritto, Luiz Percival Leme
dc.contributor.authorGomes, Denise Lemos
dc.date.accessioned2023-05-09T20:52:21Z
dc.date.available2023-05-09T20:52:21Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractEste trabalho divide-se em duas partes: uma geral e outra específica. Na parte geral, preocupei-me com a contextualização do documento a ser analisado, o Guia do Livro Didático, dentro do panorama educacional. Procurei aprofundar-me naquilo que é a peça principal do Guia, o livro, e explicitar alguns dos vários "olhares" relacionados a esse objeto que foram propostos por estudiosos ao longo dos tempos. Busquei também fazer a análise detalhada do Guia do Livro Didático, apontando aspectos que necessitariam de reflexão tais como: a) o Guia do Livro Didático não traz concepção de educação única, mas utiliza como referenciais teóricos aqueles que aproximam-se das teorias construtivistas, socio-construtivistas. b) o Guia legitima o livro didático da mesma forma como já vinha sendo elaborado. c) o Guia do Livro Didático não distingue qualitativamente o livro pelas resenhas apresentadas. A codificação dessas resenhas é feita pelo recurso iconográfico "estrelas" que, foram utilizadas para classificar os livros. d) o Guia apresenta multiplicidade de interlocutores e locutores o que torna o discurso do mesmo impreciso. e) o Guia no que diz respeito a Língua Portuguesa, reconhece a fragmentação do ensino em redação-gramática-literatura. E o Guia do Livro Didático não interferiu nas práticas escolares. A parte específica, fundamentada em estudo de caso realizado em 1998 com professores da rede pública de ensino de Sorocaba, São Paulo, levou-me à conclusão de que existe um conjunto de medidas relacionadas aos profissionais da educação (e não somente aos materiais) que precisaria ser posto em ação. Foi possível observar que nem o Guia do Livro Didático, nem qualquer instnamento que conflitue com o senso comum do professor tem alguma eficiência nas transformações das práticas escolares. A alteração (para melhor) em alguma ação pedagógica da sala de aula só será sentida a partir de investimentos na formação do docente e capacitações constantes, realimentadas ao longo do processo, que interfiram no grau de percepção e consciência do professor relativamente ás suas práticas.por
dc.description.abstractThis task divides in two parts: one general and other specific. In the general part, I worried about the contextualization of the paper being analysed, the Guide of the Didactic Book, within the educational scene. I tried to improve on that es the main point of the Guide, the book, and clearing some of the several "lookings" linked to this object that were suggested by studious people along the time. I also searched to do the detailed analysis of the Guide of the Didactic Book, pointing aspects that would need reflexion such as: a) the Guide of the Didactic Book does not bring concepcion of as only education, but uses as theoretical reference those ones which approach of constructivists, social constructivists b) the Guide legitimates the didactic book as the same way as it has already been elaborated c) the Guide of the Didactic Book does not distinguish qualitatively the book by the summaries presented. The code of these summaries is done by iconographic source "stars" wich by themselves, are enough to classify the books, d) the Guide presents multiplicity of inter speakers and speakers what turns the discourse of the same inaccurate. e) the Guide concerns o the Portuguese Language, recognizes the fragmentation of the teaching in composition - grammar - literature. 1) the Guide of the Didactic Book did not interfere in the scholar practice. The specific part, based on study of the case accomplished in 1998 with public school teachers of Sorocaba, São Paulo, took me to the conclusion that exists a set of measures related to the 3 to professional of education ( and not only to the material) wich would need to be put in action. It was possible to see that neither the Guide of the Didactic Book, nor whatever instrument which disagrees with the commom sense of the teacher has some efficiency in the changing of the scholar practice. The modification (for better) in some pedagogic action of the classroom will only be felt from the investments in the teacher background and constang qualifying courses, replenished along the process, wich interfere in the degree of perception and consciousness of the teacher relatively to his practice.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/248
dc.subjectLivros didáticos - Avaliação
dc.subjectEducação - Brasil
dc.titleGuia de labirinto: análise do Guia do Livro Didático do MEC
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
56214.pdf
Tamanho:
10.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format