Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: divisão sexual do trabalho e carreira acadêmica
dc.contributor.advisor | Carmo, Jefferson Carriello do | |
dc.contributor.author | Epíndola, Helena Setsuko Del Mastro | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:58:16Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:58:16Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O tema da pesquisa é a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e a identificação da divisão sexual do trabalho na carreira acadêmica. Este estudo vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia: políticas e práticas escolares e ao grupo de estudo instituição escolar: História, trabalho e políticas de educação profissional - HISTPEP – CNPq. A pergunta que norteou a pesquisa foi de que maneira e em que condições se reproduz a divisão sexual do trabalho no processo de formação profissional? A resposta foi que essa divisão acontece por razões históricas e culturais que marcam as profissões de acordo com identidades de gênero, de tal forma que as mulheres sejam designadas às esferas privadas e de cuidados e os homens à esfera pública e ao mundo produtivo O ambiente acadêmico reproduz em seu espaço, as relações sociais dessa divisão que não diferem daquelas estabelecidas na sociedade no âmbito social. O principal objetivo da pesquisa foi identificar de que forma e em que condições se dá a divisão sexual do trabalho na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com foco na baixa representatividade feminina em áreas dominadas pelos homens, como é a área da tecnologia. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória de caráter analítico e interpretativo, iniciada com uma pesquisa bibliográfica em que buscou-se, sobretudo identificar a natureza da divisão sexual do trabalho bem como suas novas configurações, o contexto histórico em que se dá a implantação da primeira Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) em Sorocaba e de que forma as teorias sobre a divisão sexual do trabalho se relacionam com a educação tecnológica. Foram utilizadas informações cedidas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba acerca de alunas e alunos ingressantes e formados a partir de meados dos anos de 1990, bem como dados do corpo docente, dos quatro primeiros cursos implementados na instituição: Tecnologia em Fabricação Mecânica, Projetos Mecânicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Biomédicos. A análise comparativa das taxas de estudantes ingressantes e concluintes por sexo, em cada um dos cursos e as diferenças verificadas entre professoras e professores no que diz respeito à área de atuação, grau acadêmico e quantidade confirmam que a área não apresentou avanços significativos em relação a igualdade de gênero. Dos anos de 1990 até os dias de hoje, quer seja em números de mulheres presentes ou na ascensão destas aos níveis mais altos da carreira dentro da instituição, confirmamos a forte masculinização dos cursos de tecnologia, através dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação (divide os trabalhos e conhecimentos de acordo com o sexo) e o da hierarquização ( o trabalho de “homem” possui maior valorização social e financeira). | por |
dc.description.abstract | The research theme is Sorocaba College of Technology and the identification of the sexual division of labor in the academic career. This study is linked to the research line history and historiography: school policies and practices and to the school institution study group: history, work and professional education policies - HISTPEP - CNPq. The question that guided the research was how and under what conditions is the sexual division of labor reproduced in the vocational training process? The answer was that this division happens for historical and cultural reasons that mark professions according to gender identities, such that women are assigned to the private and care spheres and men to the public sphere and the productive world. reproduces in its space the social relations of this division that do not differ from those established in society in the social sphere. The main objective of the research was to identify how and under what conditions the sexual division of labor occurs at Sorocaba College of Technology, focusing on the low female representation in male-dominated areas, such as technology. The methodological procedure that we adopted was the exploratory research of analytical and interpretative character, started with a bibliographical research where we sought above all: to identify the nature of the sexual division of the work as well as its new configurations, the historical context in which the first Faculty of Technology of the Paula Souza State Center for Technological Education (CEETEPS) in Sorocaba and how the theories about the sexual division of labor relate to technological education. We use information provided by the Sorocaba Faculty of Technology about students entering and graduating from the mid-1990s, as well as faculty data from the first four courses implemented at the institution: Mechanical Manufacturing Technology, Mechanical Projects, Analysis and Development of Biomedical Systems and Systems. A comparative analysis of the rates of entry and graduation students by gender in each of the courses and the differences between teachers in terms of subject area, academic level and quantity confirm that the area did not make significant progress, in particular. In relation to gender equity, from the 1990s to the present day, whether in numbers of women present or in their ascension to higher career levels within the institution, we confirm the strong masculinization of technology courses through the principles of the sexual division of labor: separation (dividing work and knowledge according to sex) and hierarchization (“male” work has greater social and financial value).We use information provided by the Sorocaba Faculty of Technology about students entering and graduating from the mid-1990s, as well as faculty data from the first four courses implemented at the institution: Mechanical Manufacturing Technology, Mechanical Projects, Analysis and Development of Systems and Biomedical Systems. A comparative analysis of the rates of entry and graduation students by gender in each of the courses and the differences between teachers in terms of subject area, academic level and quantity confirm that the area did not make significant progress, in particular. In relation to gender equity, from the 1990s to the present day, whether in numbers of women present or in their ascension to higher career levels within the institution, we confirm the strong masculinization of technology courses through the principles of the sexual division of labor: separation (dividing work and knowledge according to sex) and hierarchization (“male” work has greater social and financial value). | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/940 | |
dc.subject | Tecnologia - Estudo e ensino (Superior) | |
dc.subject | Divisão do trabalho por sexo | |
dc.subject | Ensino superior - Sorocaba (SP) | |
dc.title | Faculdade de Tecnologia de Sorocaba: divisão sexual do trabalho e carreira acadêmica | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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