Escuta sensível: protagonismo na educação
dc.contributor.advisor | Marques, Waldemar | |
dc.contributor.author | Carvalho, Margly Octavia Genofre de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:21Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:21Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este estudo defende a tese que o professor precisa ter formação para uma escuta sensível e uma visão holística na educação. O objetivo primeiro da pesquisa foi verificar se a relação entre professor e aluno está centrada no saber-fazer (razão) ou no saber-ser. Partindo da ideia de que a escuta sensível visa a valorização das expressões como fator fundamental para a compreensão do ser humano, e assim, beneficiar tanto professores quanto alunos e que deve ser uma prática, destaca-se a importância do professor protagonista nessa ação. Como a formação do professor não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual, este estudo busca responder às seguintes questões: Qual a formação do professor? Ou seja, a formação do professor está centralizada no desenvolvimento humano integral (saber-ser)? O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem? A partir da escuta, como criar um clima no ambiente escolar que estimule o interesse e a participação efetiva do aluno nas aulas e atividades do seu curso? A pesquisa tem a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como procedimento metodológico. E traz como suporte teórico, entre outros autores, Ardoino, Barbier, Gatti e Morin. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos: observação participante, diário de campo (diário de itinerância do pesquisador em pesquisa-ação) e materiais diversos como: atas, plano de gestão e outros. O foco desta investigação foi observar o professor em sua prática e ação docente e não os alunos. O estudo de campo foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com a participação de docentes dos cursos da área de mecânica. Os resultados revelaram que entre os discursos teóricos voltados à educação holística e a prática docente há um distanciamento entre o pensamento e a ação. Temos nesse panorama um paradoxo entre a teoria e a prática. Pela análise do Currículo Lattes dos professores constata-se que não há nenhuma informação concreta ao verificar se a formação do professor está centralizada em um saber-ser. O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem, mas a escuta sensível não predomina nas práticas e ações dos docentes. A escuta sensível nos incita a ter diferentes visões da mesma situação, direcionando os caminhos e ações docentes. | por |
dc.description.abstract | This study defends the thesis that the teacher needs to have training for sensitive listening and a holistic view on education. The first objective of the research was to verify if the relationship between teacher and student is centered in the knowhow (reason) or the know-how. Starting from the idea that sensitive listening aims at valuing expressions as a fundamental factor for understanding the human being, and thus, to benefit both teachers and students and that should be a practice, the importance of the teacher protagonist in this action stands out. Since teacher training can not be thought of as merely an intellectual activity, this study seeks to answer the following questions: What is the teacher's training? That is, teacher training is centralized on integral human development (know-how)? Does listening to teacherstudent happen in the teaching and learning process? From the listening, how to create a climate in the school environment that stimulates the interest and the effective participation of the student in the classes and activities of his course? The research has the qualitative approach and the action research as a methodological procedure. And it brings as theoretical support, among other authors, Ardoino, Barbier, Gatti and Morin. For the collection of data, different instruments were used: participant observation, field diary (researcher's roaming diary in action research) and various materials such as minutes, management plan and others. The focus of this investigation was to observe the teacher in his / her practice and teaching action and not the students. The field study was carried out at the Faculty of Technology of Sorocaba with the participation of teachers from the mechanics courses. The results revealed that between the theoretical discourses focused on holistic education and the teaching practice there is a distance between thought and action. We have in this panorama a paradox between theory and practice. By the analysis of the Curriculum Lattes of teachers it is verified that there is no concrete information when verifying if the formation of the teacher is centralized in a knowing-to be. Listening to teacherstudent happens in the process of teaching and learning, but sensitive listening does not predominate in the practices and actions of teachers. Sensitive listening encourages us to have different visions of the same situation, directing the ways and actions of teachers. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/823 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Professores e alunos | |
dc.subject | Prática de ensino | |
dc.subject | Escuta (Psicologia) | |
dc.title | Escuta sensível: protagonismo na educação | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1