Repositório Institucional da UNISO
 

A educação na complexidade: aspectos fragmentados do ensino superior

dc.contributor.advisorGoergen, Pedro
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Auxiliadora Loiola de
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:39Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:39Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente trabalho aborda um dos temas centrais do pensamento de Edgar Morin, a saber, o pensamento complexo e projeta, na sequência, esta categoria epistêmica sobre a realidade da educação superior. Tenta-se mostrar a riqueza do pensamento de Morin para a compreensão e o encaminhamento de alguns desafios que a realidade contemporânea complexa vem impondo ao campo da educação superior. A reforma das atividades de ensino e pesquisa exigem uma reforma do pensamento. Parte-se da crise do pensamento cientificista moderno, assinalado por muito autores, mostrando seus limites manifestos na persistência do erro, da ignorância e da cegueira. Aspectos esses que compõem a complexidade constituinte do real e que, para serem pensados e analisados, precisam ser abarcados por um novo paradigma, designado por Morin como pensamento complexo. Examina-se essa problemática a partir da obra “O Método”, com apoio em estudo diversos de outros pensadores ligados ao tema. Do “O Método”, deriva-se uma visão de mundo, um pensar, sem mutilação, o todo em suas partes e as partes no seu todo. São muitas as possibilidades de investigação a respeito dessa nova forma de pensar e das práticas e estudos de profissionais que dela brotam. O termo a que se chegou é a necessidade de uma reforma, de uma mudança de postura intelectual e, principalmente, de atitude e responsabilidade quanto ao desafio da complexidade do mundo contemporâneo, central ao pensamento e à prática educativa.pt
dc.description.abstractThis is work is based on the Complex Thinking, one of the central themes covered by Edgar Morin. More specifically, we prioritized the need for this new paradigm in education: the reform of thought and the ways of reform. We demonstrate that the paradigm of modern science has allowed great progress, and its consequences began to unfold in the twentieth century: error, ignorance and blindness. However, facing a mutilating scenario, a new paradigm, among many, is presented in order to be considered and analyzed. It is the urgency of our times compared to the human problems that are abandoned to a scientific obscurantism. We examine this problem through the work called “The Method”, by Edgar Morin, along with works and studies of various thinkers relating to the subject. “The Method”, in this case, tells us of a world view, a think together, believing in the importance of the whole, without sharing, without mutilating or losing sight of the shares. There are many opportunities for research on this new way of thinking, besides practices and professional studies that originate from it. The conclusion achieved is the need for reform, a change and, especially, attitude and responsibility on the challenge of the complexity of the contemporary world, which is a problem of thought and political action.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/574
dc.subjectEnsino superior - Filosofia
dc.subjectEnsino superior - Finalidades e objetivos
dc.titleA educação na complexidade: aspectos fragmentados do ensino superior
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos