A formação continuada de professores: noção, práticas e memórias
dc.contributor.advisor | Salles, Fernando Casadei | |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Clarete Bueno Silveira Pires de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:52:35Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:52:35Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo investigar, no campo da educação e, em especial, no da formação de professores, o tema da formação continuada, tendo como base os contextos históricos, sociais, culturais, econômicos e políticos; reflexão das diferentes concepções da noção de formação continuada e a formação inicial. A partir da fundamentação teórica, analisa-se a noção de formação continuada e a formação continuada em serviço, tanto à luz dos mecanismos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, outras leis e decretos, que regulamentam as políticas públicas de formação continuada, como dos documentos da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Os dados utilizados foram obtidos levando em conta algumas considerações gerais extraídas dos dois momentos principais da investigação; no primeiro a pesquisa literária, e, no segundo, a pesquisa empírica realizada com professoras de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental das escolas municipais de Sorocaba, considerando o tempo de serviço de cada uma no exercício da profissão, tendo em vista a motivação e o reconhecimento profissional, no início, no “meio” e no final da carreira. Com o registro das vivências e experiências das professoras, pudemos compreender a noção da formação continuada no ideário da categoria. | por |
dc.description.abstract | The present work has as objective principal to investigate, in the field of the education and, especially, in the one of the teachers' formation, the theme of the continuous formation, tends as base the contexts historical, social, cultural, economical and political; reflection of the different conceptions of the notion of continuous formation and the initial formation. Starting from the theoretical ground, it is analyzed the notion of continuous formation and the continuous formation in service, so much to the light of the mechanisms of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) and other laws and ordinances, that regulate the public politics of continuous formation, as of the documents of the Associação Nacional pela Formação de Professionais da Educação (ANFOPE). The used data were obtained taking into account some extracted general considerations of the two main moments of the investigation; in the first the literary research, and, in the second, the empiric research accomplished with teachers from 1st to 4th series of the fundamental teaching of the municipal schools of Sorocaba, considering the time of service of each one in the exercise of the profession, tends in view the motivation and the professional recognition, in the beginning, in the "middle" and in the end of the career. With the registration of the existences and the teachers' experiences, we could understand the notion of the continuous formation in the imaginary of the category. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/287 | |
dc.subject | Professores - Formação | |
dc.subject | Formação continuada | |
dc.title | A formação continuada de professores: noção, práticas e memórias | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1