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Entre o monumento idealizado e o realizado: a Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba (1929 a 1967)

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2015

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Resumo / Abstract

Esta Tese de Doutorado tem o propósito de realizar a interpretação histórica e compreender o processo de instalação e organização da Escola Normal Livre Municipal de Sorocaba no período compreendido entre a sua criação e extinção, respectivamente 1929 a 1967. O foco da pesquisa é a análise do ensino normal nessa instituição, investigando os campos da história da educação, das instituições escolares e cultura(s) escolar(es), considerando as seguintes categorias: origem, arquitetura predial, fontes históricas documentais, tempos, espaços e os sujeitos presentes na trama que organizou a instituição. A Escola Normal Livre de Sorocaba, laica, emergiu num momento de forte tensão sociopolítica entre duas facções do Partido Republicano Paulista e foi mantida pela prefeitura municipal, daí o adjetivo contraditório “livre”, já que era subordinada ao Estado. A equiparação às oficiais estaduais ocorreu somente vinte e cinco anos após a sua criação. Emergiu na condição de “anexa” ao Ginásio Municipal pela Lei Nº 209, de 16 de janeiro de 1929. Em 1931 criou-se a Escola de Aplicação anexa à Escola Normal Livre, a qual funcionou no mesmo prédio. Instituição escolar marco do ensino secundário de humanidades em Sorocaba, formou os primeiros professores primários na cidade e cerca de mil professores durante os trinta e oito anos de história. O papel social da Escola Normal Livre de Sorocaba foi formar professores primários para atuarem nos grupos escolares de Sorocaba e cidades da região, além das escolas rurais e ou isoladas. Apesar dos imensuráveis percalços e resistências por conta dos dispositivos escolares de controle que contribuíram para identificar as características de cultura(s) escolar(es) singular(es), podemos afirmar que a mesma cumpriu seu papel, face ao reconhecimento histórico e social que perdura até os dias atuais.


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