Repositório Institucional da UNISO
 

Comunicação e arte entretecendo a canção

dc.contributor.advisorSouza, Luciana Coutinho Pagliarini de
dc.contributor.authorCardoso, Cadmo Fausto
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:21Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:21Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “Comunicação e arte entretecendo a canção” tem por objeto a canção Beatriz de Chico Buarque e Edu Lobo. A canção acompanha a trajetória do homem desde seus primórdios e a palavra-cantada tem um papel importante na expressão da cultura, na comunicação e construção da arte desenvolvida pela humanidade. Sabendo-se que a canção é uma linguagem hibrida, que se caracteriza pelo “entretecer” de melodia e letra, nosso propósito é o de avaliar o processo de construção do gênero musical “canção” em Beatriz, buscando verificar o potencial comunicativo dessa linguagem hibrida. Buscamos, então, verificar como se estabelece o diálogo entre essas duas matrizes de linguagem — sonora e verbal — na canção escolhida para análise. Tal enfoque enquadra este estudo no campo da Comunicação pelo viés das mensagens e seus códigos. Nesse território da Comunicação, cabem as pesquisas referentes às linguagens, discursos e processos sígnicos das mais diversas ordens. Em se tratando de uma pesquisa empírica, o foco centra-se na análise de material que traga elementos para um diálogo entre palavra e som. À semiótica peirciana, enquanto mapa orientador das leituras, bem como a classificação das matrizes sonora e verbal elaborada por Santaella (2002) é parte da metodologia. A princípio, na esteira de Galway (1987), Casoy (2007), Carrasco (2003), traçamos um caminho da canção que impregna a história da cultura do homem que perpassa pelos gregos, pelo livro santo até chegarmos à Música Popular Brasileira onde esta inserida Beatriz. Fazendo o recorte na área musical de sua canção, desenvolvemos, utilizando o referencial teórico de Lucia Santaella e autores ligados à linguagem musical, como Schoemberg (1986), uma análise da melodia. Num outro momento o enfoque passa a ser a poesia de Beatriz, a partir de Roman Jakobson (1971), Santaella (2005), Décio Pignatari (1998). A intersemiose que resulta do embricamento estrutural entre melodia e letra é reveladora do potencial comunicativo da canção Beatriz e responsável por disseminar o estético. pt
dc.description.abstractThis paper entitled "Communication and art weaving the song" the song's purpose Beatriz by Chico Buarque and Edu Lobo. The song follows the history of man since its inception and sung word-plays an important role in the expression, communication and construction of art developed by humanity. Knowing that the song is a hybrid language, which is characterized by "intertwining" of melody and lyrics, our purpose is to evaluate the process of building the musical "song" in Beatrice, seeking to verify the communicative potential of this hybrid language . We seek, then see how the dialogue is established between these two arrays of language - verbal and sound - the song chosen for analysis. Such an approach fits this study in the field of communication by the bias of the messages and codes. In this area of cormmunication, fit the research related to language, speech and sign processes in many different orders. When it comes to empirical research, the focus centered on the analysis of material elements to bring a dialogue between word and sound. Peircean Semiotics, while guiding map of readings as well as the classification of sound and verbal matrices prepared by Sanitaella (2002) is part of the methodology. At first, in the wake of Galway (1987), Casoy (2007), Carrasco (2003), traced a path of song that pervades the history of human culture that permeates the Greeks, the holy book to get to where this Brazilian Popular Music Beatriz inserted. Making the cut in the music of his song, developed using the theoretical Lucia Santaelia and authors related to the musical language, as Schoenberg (1986), an analysis of the melody. In another moment the focus becomes the poetry of Beatrice, from Roman Jakobson (1971), Santaella (2005), Decio Pignatari (1998). The resulting iniersemiosis structure between the melody and lyrics are revealing the communicative potential of the song and Beatriz responsible for disseminating the aesthetic.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/531
dc.subjectMúsica - Análise e apreciação
dc.subjectComposição (Música)
dc.subjectTeoria musical
dc.subjectComunicação e as artes
dc.subjectComunicação na música
dc.titleComunicação e arte entretecendo a canção
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Cadmo Fausto Cardoso.pdf
Tamanho:
4.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format