Repositório Institucional da UNISO
 

"Eu sou da Lyra não posso negar": a educação pela música

dc.contributor.advisorSandano, Wilson
dc.contributor.authorRamazzini, Leandro
dc.date.accessioned2023-05-09T20:54:50Z
dc.date.available2023-05-09T20:54:50Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO contexto contemporâneo, descrito por Zygmunt Bauman, como modernidade líquida, apresenta como consequência de vidas para o consumo, o refugo humano. Pessoas descartadas por não se adequarem as regras do consumismo, sem identidade numa lógica de mercado. Dessa forma, este trabalho utiliza a representação do refugo humano para entender a situação de vida de crianças e ou adolescentes, envolvidos em um projeto social, da cidade de Bragança Paulista/SP.Esta dissertação descreve o projeto social denominado de Orquestra de Metais Lyra Bragança, como uma ação alternativa de educação, através da musicalidade, com o ideário de afirmar a cidadania e a identidade dos participantes enquanto membros da sociedade. Para tanto, foi organizado em capítulos nos quais são apresentadas, as características do mundo contemporâneo, o mundo líquido, as vidas desperdiçadas, demonstrando, também, as possibilidades e ações que podem reverter o processo de desperdício de vidas por meio da educação pela música. Os resultados analisados, mostram mudanças de comportamentos dos jovens com relação à escola, no cotidiano escolar, ganham mais disciplina para os estudos e sentimento de pertencimento a um grupo. A Banda de metais, constituída pelos jovens do projeto Lyra, ganhou destaque e reconhecimento nacional e internacional. O aprendizado de um instrumento musical e o trabalho em grupo realizado no projeto pesquisado demonstrou que esses jovens aprendem cidadania e descobrem na linguagem artístico-musical uma capacidade de expressar e criar uma identidade mais positiva.pt
dc.description.abstractThe contemporary context, described by Zygmunt Bauman, liquid modernity as presents as a consequence of life for the consumer, the human refuse. Discarded by people not fit the rules of consumerism, identity in a market logic. Thus, this work uses a representation of human refuse to understand the life situation of children and or teenagers involved in a social project, the city of Bragança Paulista / SP. This dissertation describes the social project called Metals Orchestra Lyra Bragança, as an action alternative education through musicianship, with the ideas of state citizenship and identity of the participants as members of society. Therefore, it was organized into chapters in which they are presented, the characteristics of the contemporary world, the world net, the wasted lives, demonstrates the possibilities and actions that can reverse the wasted lives with education in music. The analyzed results show changes in behavior of young people in relation to school, at school, gain more discipline for studies and feeling of belonging to a group. The metal band, formed by young Lyra project, gained prominence and recognition, national and internacional. Learning a musical instrument and group work conducted in the project researched showed that these young people learn citizenship and discover the artistic and musical language a chance to express themselves and create a more positive identity.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/602
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo
dc.subjectMúsica na educação
dc.subjectMúsica - Aspectos sociais
dc.title"Eu sou da Lyra não posso negar": a educação pela música
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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