Pedro Salles de Oliveira Mesquita (1893-1951): um professor leigo na Primeira República
dc.contributor.advisor | Boschetti, Vânia Regina | |
dc.contributor.author | Spim, Adilson Aparecido | |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T11:28:50Z | |
dc.date.available | 2024-08-09T11:28:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Esta tese aborda a trajetória de Pedro Salles de Oliveira Mesquita um professor leigo durante a primeira República, busca retratar um personagem emblemático e plurívoco, sorocabano de nascimento que contribuiu com inúmeros textos e poemas para os jornais de Sorocaba, Itu, São Paulo e diversos outros jornais no sul do país. Exerceu o magistério como professor leigo, pois dominava a oratória, encantava as pessoas, despertava paixões. Envolveu-se com o Movimento Operário de Sorocaba, compartilhou as ideias dos anarquistas. Foi influenciado pelo ideário Republicano e isso moldou suas práticas pedagógicas enquanto professor leigo durante o período da Primeira República. Por ter a facilidade e o dom da palavra, destacou-se e alcançou cargos públicos, também se associou a políticos influentes de sua época, como Getúlio Vargas, por exemplo. No sul do país onde foi residir por desavenças em Sorocaba, Pedro Mesquita lutou ao lado da legalidade contra os que se rebelavam com o Estado, participou das Revoluções de 1923, 1925 e 1932. Como professor leigo deixou sua contribuição para a história e a historiografia da educação, foi atuante e controverso, porém sempre preocupado com a instrução e educação dos mais necessitados. Dessa miríade de eventos surgiu a problematização desta tese, seria possível seguir os passos de Pedro Mesquita um professor leigo que por meio de seus escritos nos jornais e revistas, que lhe deram voz e que publicando seus textos ou estampando diversas fotografias por ele enviadas às redações, e que de alguma forma contribuíssem para a elaboração desta tese. A metodologia de pesquisa se constituiu da consulta, leitura e seleção de fontes primárias como fatos, imagens, artigos de revistas e jornais nos quais o biografado colaborou com diversos textos, dando assim voz e marcando a presença de Pedro Mesquita nas áreas em que o mesmo atuou como professor, poeta, jornalista, advogado, promotor público e político. Para corroborar com a intenção desta tese em escrever uma biografia utilizou-se como referencial teórico autores como Dosse, Abrão, Le Goff, Pinsky que tratam da escrita de biografias e da utilização de periódicos como fonte de pesquisa. Palavras-chave: Biografia. Professor leigo. Jornalista. Escola Moderna. Coluna Prestes. | pt |
dc.description.abstract | This thesis deals with the trajectory of Pedro Salles de Oliveira Mesquita, a lay teacher during the first Republic, who seeks to portray an emblematic and plurívoco character, a Sorocabano by birth who contributed countless texts and poems to the newspapers of Sorocaba, Itu, São Paulo and several others newspapers in the south of the country. He practiced magisterium as a lay teacher, because he dominated oratory, enchanted people, awakened passions. He got involved with the Sorocaba Workers Movement, shared the ideas of the anarchists. He was influenced by the Republican ideology and this shaped his pedagogical practices as a lay teacher during the period of the First Republic. For having the ease and the gift of the word, stood out and reached public positions, also associated itself with influential politicians of his time, like Getúlio Vargas, for example. In the south of the country where he went to live in disagreements in Sorocaba, Pedro Mesquita fought on the side of legality against those who rebelled against the state, participated in the Revolutions of 1923, 1925 and 1932. As a lay teacher he left his contribution to the history and historiography of education, he was active and controversial, but always concerned with the education and education of the most needy. From this myriad of events came the problematization of this thesis, it would be possible to follow in the footsteps of Pedro Mesquita a lay teacher who through his writings in the newspapers and magazines, who gave him voice and that publishing his texts or stamping several photographs by him sent to the newsrooms , and that somehow contributed to the elaboration of this thesis. The research methodology consisted of the consultation, reading and selection of primary sources such as facts, images, magazine articles and newspapers in which the biography collaborated with several texts, thus giving voice and marking the presence of Pedro Mesquita in areas where the same he acted as teacher, poet, journalist, lawyer, public prosecutor and politician. In order to corroborate the intention of this thesis in writing a biography, authors such as Dosse, Abrão, Le Goff, Pinsky, who deal with the writing of biographies and the use of journals as a research source were used as theoretical references. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1601 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Mesquita, Pedro Salles de Oliveira, 1893-1951 – Biografia | |
dc.subject | Professores – Brasil - Biografia | |
dc.subject | Educação – Brasil - História | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Ciências Sociais::Educação | |
dc.title | Pedro Salles de Oliveira Mesquita (1893-1951): um professor leigo na Primeira República | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Educação | |
relation.isAdvisorOfPublication | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 6c475c4d-2530-4d11-ac09-a3798a6b4f61 |