Repositório Institucional da UNISO
 

A representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes

dc.contributor.advisorGonçalves, Maurício Reinaldo
dc.contributor.authorOlivério, Ana Christina Nacif Dias de Carvalho
dc.date.accessioned2023-05-09T20:53:37Z
dc.date.available2023-05-09T20:53:37Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO objetivo principal do presente trabalho é verificar como a comunicação de massa representa as relações de trabalho no Brasil, um país onde as produções audiovisuais, especialmente as televisivas, encontram-se maciçamente presentes na cultura e referenciais do povo, podendo essas, com suas narrativas, atuar de maneira positiva ou negativa para a manutenção do sistema vigente, o capitalismo. Ao analisar dois discursos audiovisuais – o filme A Selva, de Leonel Vieira, e a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez – são identificadas nas obras possíveis leituras das relações de trabalho e as relações sociais por essas geradas. Inicialmente são verificadas algumas representações que tiveram a Amazônia como cenário. Fala-se sobre os conceitos de ideologia e como esta se faz presente em discursos ideológicos de produtos audiovisuais. Para um melhor aprofundamento é discutida de maneira mais detalhada a narrativa clássica, uma vez sendo essa a forma de discurso audiovisual mais utilizada nas produções ocidentais. O tema cultura e a sua relação com os meios de comunicação de massa é abordado. Também é verificada a relação entre indústria cultural e cultura de massa, e seus efeitos na sociedade. O cinema e a televisão são analisados como meios audiovisuais de comunicação da indústria cultural. Faz-se um apanhado sobre o trabalho ao longo da história da humanidade, dando maior destaque para o sistema capitalista, suas bases e principais conceitos. A fim de contextualizar o tema na sociedade brasileira, temos uma recapitulação do desenvolvimento do trabalho no Brasil. Por fim, temos a análise das obras “A Selva” e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. Assim são reconsideradas as hipóteses, consolidando-as ou invalidando-as. Há uma busca de significações e possibilidades de comunicação dos elementos do texto que possibilitam gerar leituras das relações de trabalho e das relações sociais dentro dos dois discursos. As duas obras audiovisuais são examinadas tecnicamente e desmontadas, a fim de desdobrar suas significações. São identificadas possíveis leituras que determinadas cenas, personagens e histórias podem suscitar. O que é proposto é uma investigação que perceba como cada obra reafirma ou contesta uma ou outra ideologia.pt
dc.description.abstractThe main objective of this study is to see how mass media represents labor relations in Brazil, a country where media productions, especially television, are massively present in the culture of the people and benchmarks, which may with their narratives , act in a positive or negative for the maintenance of the existing system, capitalism. By analyzing two audiovisual speech - the movie “A Selva”, by Leonel Vieira, and miniseries “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, by Gloria Perez - are identified in the works possible readings of labor relations and social relations generated by these. Initially some representations are checked having the Amazon as a backdrop. There is talk about the concepts of ideology and how it is present in ideological discourses of audiovisual products. For a deeper understanding is discussed in more detail the classical narrative, since this is the form of speech used in audiovisual productions in the West. The theme of culture and its relationship to the means of mass communication is addressed. It is also found the relationship between culture industry and mass culture, and its effects on society. The cinema and television are considered as media of communication of the cultural industry. It is an overview of the work throughout the history of mankind, giving more prominence to the capitalist system, its foundations and key concepts. In order to contextualize the issue in Brazilian society, we have a recapitulation of the development work in Brazil. Finally, we have the analysis of works "A Selva" and "Amazonia: de Galvez a Chico Mendes". So the chances are reconsidered, consolidating or invalidating them. There is a search for meanings and possibilities of communication of the text elements that make it possible to generate readings of labor relations and social relations within the two speeches. The two audiovisual works are examined technically and disassembled in order to unfold its meanings. It identifies possible readings that certain scenes, characters and stories can raise. What is proposed is an investigation notice how each work confirms or denies one or another ideology.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/423
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos sociais - Brasil
dc.subjectTelevisão - Minisséries - Aspectos sociais
dc.subjectCinema - Aspectos sociais
dc.subjectTrabalho
dc.subjectRelações trabalhistas
dc.titleA representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes
dc.typeDissertação
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
82413.pdf
Tamanho:
1.65 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format