Repositório Institucional da UNISO
 

Pueco, pero no mucho: percalços no ensino do espanhol na universidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

1999

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Neste trabalho a autora procurou estudar a especificidade dos cursos superiores de língua estrangeira em relação aos chamados cursos livres das escolas de idioma. Embora tenha enfocado o caso específico do processo ensino/aprendizagem do Espanhol, estendeu suas considerações às demais línguas estrangeiras estudadas nos cursos superiores. Buscando analisar tal especificidade, a autora realizou um trabalho analítico sobre diversos tópicos: importância das línguas no panorama mundial, formação do usuário e do especialista, distinção entre educação formal e informal, características dos cursos universitários e dos cursos livres de idiomas, currículo e interdisciplinaridade, inserção cultural como elemento de aprendizagem, dupla habilitação, facilidades e dificuldades de aprendizagem do Espanhol e realizações lingúísticas dos alunos. Um questionário realizado junto aos alunos permitiu a coleta de dados que ofereceram subsídios para as questões propostas. Os dados resultantes desse questionário e a reflexão sobre os problemas detectados, levaram a autora a sugerir que os cursos superiores de língua estrangeira estão estruturados sobre um modelo ultrapassado, que se distancia das tendências e da realidade atual, precisando ser rediscutido.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item