Repositório Institucional da UNISO
 

Políticas públicas e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma universidade comunitária

dc.contributor.advisorMarques, Waldemar
dc.contributor.authorPinto, Rafael Angelo Bunhi
dc.date.accessioned2023-05-09T20:55:41Z
dc.date.available2023-05-09T20:55:41Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado. Essas transformações impactam diretamente na implementação e no desenvolvimento dessas políticas públicas. O presente trabalho tem objetivo primário analisar a implementação e o desenvolvimento da política pública do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor, que faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo governo federal por meio do Decreto nº 6.755/2009, é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas e comunitárias de educação superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura e de formação continuada gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. O Parfor, enquanto política pública de Estado redistributiva, em um contexto global, também foi implementado para sanar os problemas oriundos da necessidade de formação em áreas prioritárias designadas pelo governo, mas se apresenta como uma solução um tanto quanto tardia, tendo em vista que, historicamente, os problemas de formação docente do passado se perpetuam no presente. Verifica-se, ainda, que a adesão ao Plano é maior em estados e municípios em que há convergência entre os partidos que estão à frente da administração pública com o governo federal, e menor participação dos estados e municípios que fazem oposição. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a estrita relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica de Sorocaba e região.por
dc.description.abstractStarting in the 1990s there is in Brazil, a bigger concern about public policy due to of various changes arising from globalization and neoliberalism, as well as the state reform. These changes directly impact the implementation and development of these public policies. This present work has its primary objective to analyze the implementation and the development of public policy of the National Plan for Training Teachers of the Basic Education – PARFOR - in a Community University, located in Sorocaba/SP. The secondary objective is to measure the impacts and results of public policy in teacher´s training – PARFOR in a Community University, located in Sorocaba/SP. The PARFOR, which is part of the Articulated Action Plan (PAR) and the National Policy on Teacher Training and Development of Basic Education established by the Federal Government through decree number 6.755/2009, is the result of the Ministry of Education actions in collaborations with state and municipal education departments and public and community college educations in order to teach university undergraduate courses and free continuing education with quality for active teachers in public schools without adequate training according to the Law of Directives and Bases of National Education – LDBEN. The PARFOR, as a redistributive State public policy in a global context, was also implemented to address the problems arising from the need for training in priority areas designated by the government, but it is presented as a solution somewhat late, given that, historically, teacher training problems of the past are perpetuated in the present. It is know that the adherence to Plan is higher in states and municipalities where there is convergence between the parties that are ahead of public administration with the federal government, and lower participation of states and municipalities that are opposition. Specifically at the University of Sorocaba, the innovative experience of PARFOR implementation allows noting the close relation of the institution with local and regional communities, the commitment to education and the results of their practices and services linked to education, research and extension, focused in these communities, particularly with regard to training of teachers and other professionals in primary education of Sorocaba and its region.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/723
dc.subjectProfessores - Formação - Brasil
dc.subjectProfessores - Formação - Política governamental - Brasil
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.subjectPolíticas públicas - Brasil
dc.subjectEnsino superior - Sorocaba (SP)
dc.titlePolíticas públicas e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma universidade comunitária
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

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