Repositório Institucional da UNISO
 

Os efeitos do uso da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: revisão sistemática

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Introdução: O Transtorno Espectro Autista (TEA) é um transtorno no desenvolvimento neurológico, tendo como características a presença de comportamento repetitivo ou restrito, dificuldade na vida social e na comunicação. Podendo ser classificado em vários graus, o TEA se manifesta de forma diferente em cada indivíduo, trazendo em grande parte dos casos, alterações motoras, assim como comportamentais. A fisioterapia por meio da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua tem o importante papel de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Objetivo: Sintetizar por meio de uma revisão sistemática da literatura, os efeitos da eletroestimulação transcraniana por corrente contínua nos sintomas motores e comportamentais, de crianças e adolescentes com TEA. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão sistemática, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS e Cochrane, em Agosto de 2023. A pesquisa resultou em 343 artigos nos idiomas inglês e português, gratuitos, ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos e os descritores utilizados foram: Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua, Autismo e Crianças e Adolescente. Resultados: Após a exclusão por data, duplicata, título e leitura de resumo, 3 estudos foram incluídos nesta revisão. Os três artigos selecionados não apresentaram efeitos adversos e demonstraram que a eletroestimulação transcraniana por corrente contínua em crianças com autismo, apresentou melhoras no âmbito motor e comportamental/social após três meses de intervenção. Conclusão: A eletroestimulação transcraniana por corrente contínua apresentou resultados significativos para a melhora dos sintomas nos aspectos motores, sociais e na qualidade de vida das crianças e adolescentes com TEA.


Citação