Análise cronológica da educação em dor na lombalgia crônica não específica
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Resumo / Abstract
INTRODUÇÃO: A dor lombar crônica inespecífica afeta milhões de pessoas, resultando em altos custos de saúde e impacto significativo na qualidade de vida. A dor lombar pode ser classificada em aguda, subaguda e crônica, sendo esta última um desafio para o manejo terapêutico devido às mudanças neurofisiológicas e psicoemocionais que gera. A educação em dor, baseada na neurociência, emerge como um método eficaz ao integrar abordagens biopsicossociais, auxiliando na redução de crenças negativas e medos sobre a dor e promovendo o entendimento sobre a condição. OBJETIVO: Analisar temporalmente a evolução dos estudos referentes a educação em dor nos pacientes com dor lombar crônica inespecífica, obtendo assim um espectro atualizado das técnicas com os melhores níveis de evidência. METODOLOGIA: O estudo adota uma abordagem cronológica, revisando ensaios clínicos com foco na educação em dor para dor lombar crônica inespecífica. Os dados foram coletados das bases como PubMed e PEDro, considerando ensaios clínicos randomizados com texto completo e disponível de forma gratuita, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos focados em outras regiões do corpo ou que não incluíssem a educação em dor como um componente. RESULTADOS: Quatro estudos revisados demonstraram abordagens multimodais e programas de educação em neurociência da dor mostraram-se superiores em termos de redução de intensidade da dor, funcionalidade e percepção sensorial. A integração de métodos como a terapia manual e a educação sobre neurofisiologia da dor também indicaram uma diminuição significativa na dor e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. CONCLUSÃO: A educação em dor na lombalgia crônica, nos últimos 11 anos, vem sendo utilizada da mesma forma, sendo uma abordagem associada à outras intervenções.