Repositório Institucional da UNISO
 

Análise cronológica da educação em dor na lombalgia crônica não específica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Tipo de documento

Monografia / TCC

Ano da obra resenhada

Curso

Fisioterapia

Título da obra resenhada


Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Autor(es) da Resenha

Responsável

Orientador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Coorientador(es)

Organizador(es)

Editora

Resumo / Abstract

INTRODUÇÃO: A dor lombar crônica inespecífica afeta milhões de pessoas, resultando em altos custos de saúde e impacto significativo na qualidade de vida. A dor lombar pode ser classificada em aguda, subaguda e crônica, sendo esta última um desafio para o manejo terapêutico devido às mudanças neurofisiológicas e psicoemocionais que gera. A educação em dor, baseada na neurociência, emerge como um método eficaz ao integrar abordagens biopsicossociais, auxiliando na redução de crenças negativas e medos sobre a dor e promovendo o entendimento sobre a condição. OBJETIVO: Analisar temporalmente a evolução dos estudos referentes a educação em dor nos pacientes com dor lombar crônica inespecífica, obtendo assim um espectro atualizado das técnicas com os melhores níveis de evidência. METODOLOGIA: O estudo adota uma abordagem cronológica, revisando ensaios clínicos com foco na educação em dor para dor lombar crônica inespecífica. Os dados foram coletados das bases como PubMed e PEDro, considerando ensaios clínicos randomizados com texto completo e disponível de forma gratuita, nos idiomas inglês e português. Foram excluídos artigos focados em outras regiões do corpo ou que não incluíssem a educação em dor como um componente. RESULTADOS: Quatro estudos revisados demonstraram abordagens multimodais e programas de educação em neurociência da dor mostraram-se superiores em termos de redução de intensidade da dor, funcionalidade e percepção sensorial. A integração de métodos como a terapia manual e a educação sobre neurofisiologia da dor também indicaram uma diminuição significativa na dor e uma melhora na qualidade de vida dos pacientes. CONCLUSÃO: A educação em dor na lombalgia crônica, nos últimos 11 anos, vem sendo utilizada da mesma forma, sendo uma abordagem associada à outras intervenções.


Descrição URL

Citação