Realidade virtual na reabilitação em crianças com paralisia cerebral: uma revisão narrativa
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Resumo / Abstract
A Paralisia Cerebral (PC) é o distúrbio motor infantil mais comum, caracterizado por limitações motoras persistentes. A reabilitação, busca promover o desempenho funcional. A Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que facilita a prática motora orientada a tarefas de forma interativa e motivadora na PC. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos da RV na reabilitação da funcionalidade motora, especialmente nos domínios de equilíbrio, marcha e função motora grossa, em crianças com PC. A metodologia foi uma revisão narrativa estruturada com busca (agosto de 2025) nas bases de dados PubMed, PEDro, Cochrane e LILACS. Foram incluídos quatro ensaios clínicos (2023-2025) avaliando RV em 199 crianças com PC. Como resultados, o treinamento com realidade virtual demonstrou melhoras no equilíbrio, nos parâmetros da marcha e na função motora, embora não tenha sido superior a todas as outras intervenções avaliadas. Em alguns desfechos, apresentou desempenho semelhante ou ligeiramente superior à fisioterapia convencional. Conclui-se que a realidade virtual pode ser utilizada como recurso complementar na reabilitação de crianças com paralisia cerebral, contribuindo para equilíbrio, marcha e função motora grossa, mas sem substituir abordagens especializadas já consolidadas