Navegando por Orientador "Carmo, Jefferson Carriello do"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA implementação dos cursos de ensino médio integrado em redes de computadores e automação industrial do Instituto Federal de São Paulo, câmpus Boituva(2023) Cardozo, Marcelo CustódioEsta pesquisa tem como tema o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e foi provocada pelo seguinte problema: de que maneira foi considerada a formação socioespacial do município de Boituva na relação entre a implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de São Paulo no Câmpus Boituva e os Arranjos Produtivos Locais? O objetivo geral é demonstrar que na relação entre a implementação dos cursos de Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial e os Arranjos Produtivos Locais, não foi considerada a formação socioespacial do município de Boituva. Para tanto, foram delimitados quatro objetivos específicos: 1º) Identificar as características históricos e geográficas do processo de formação do município de Boituva; 2º) Apresentar algumas definições dos arranjos produtivos locais e mostrar como eles se tornaram ponta de lança nas políticas públicas, como impulsionadores para o desenvolvimento local e regional; 3º) Contextualizar a reestruturação produtiva, as mudanças no mundo do trabalho e suas consequências para a educação profissional, após os anos 1990; 4º) Investigar o processo de implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Câmpus Boituva. A metodologia da pesquisa foi conduzida pela análise de documentos das políticas públicas de Educação Profissional e Tecnológica, bem como documentos específicos emitidos pelo IFSP e os estudos relacionados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), tendo como recorte temporal os documentos elaborados após os anos de 1990, período de grandes transformações na política, na economia, nas formas de produção, no trabalho e na educação. Os resultados demonstraram que a escolha e a implementação dos cursos do Ensino Médio Integrado em Redes de Computadores e Automação Industrial no Câmpus Boituva não levaram em conta o que se apresenta na lei de criação dos Institutos Federais (IFs), pela qual a oferta formativa deverá beneficiar a consolidação e fortalecimento dos APLs identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico do território no âmbito de atuação do IF. Por fim, no que se diz respeito ao Ensino Médio Integrado, os documentos analisados demonstraram uma visão contraditória em relação à sua concepção, visto que o trabalho é assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura, assim como pautada pela politecnia.
- DissertaçãoEducação em Tatuí: o Ginásio do Estado entre 1924-1961(2019) Barros, Luis Fernando Aparecido Pedroso deEsta dissertação teve o objetivo de investigar como a institucionalização do Ginásio do Estado de Tatuí entre 1924-1961 e como um movimento social foi capaz de unir a sociedade em benefício da fundação da escola. A pesquisa parte de uma breve história do município de Tatuí com o objetivo de apresentar o desenvolvimento econômico ocorrido no final do século XIX e início do século XX, responsável pelo fortalecimento da urbanização e, consequentemente, pela ampliação de escolas que resultará na formação de um Grupo Escolar e, depois, pelo Ginásio do Estado. O movimento conhecido como pró-ginásio teve como incentivadores diversos industriais, comerciantes, políticos e membros da igreja responsáveis por disseminar a ideia de progresso na educação como parte do desenvolvimento da cidade, almejando um futuro próspero, assim, a população receberá o ginásio com entusiasmo. Depois da inauguração e das festas comemorativas a cidade parecia voltar ao cotidiano de sempre, entretanto, a inauguração de novos grupos escolares e de outra escola normal trará novas perspectivas ao Ginásio do Estado, promovendo a criação de uma cultura escolar na qual seu objetivo primeiro era distinguir os alunos deste ginásio dos de outras escolas.
- TeseEmpresariado industrial: reflexos do lobby na educação profissional no Brasil(2018) Miranda, Fernando Silveira Melo PlentzA tese verifica a influência dos empresários industriais na regulamentação da educação profissional brasileira a partir do lobby que a entidade de representação sindical destes empresários, qual seja, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce no Estado. Assim, o estudo almeja, a partir da história da CNI, verificar como esta entidade sindical exerce influência no Estado através do lobby, mecanismo através do qual os empresários industriais buscam alcançar as suas metas. Neste sentido, inicialmente o estudo identifica o processo de industrialização brasileira a partir dos anos 1930 e a organização dos empresários industriais brasileiros através da criação da CNI. Em seguida, este estudo rastreia a reestruturação do Estado brasileiro nos anos 1990 sob o signo das novas formas de trabalho e educação que passam a ser exigidas pelo mercado de trabalho, descrevendo as políticas públicas orientadoras de formação para o trabalho, seu processo político de formação em fins do século XX durante o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC). Após, apoiado no contexto das mudanças propostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva no início do século XXI, examina a nova regulamentação da educação profissional brasileira sob a égide do pensamento progressista. Destarte tal pensamento, considerando que as relações entre Estado e sociedade são permeadas de interesses entre os atores sociais, verifica-se que sob o governo Lula a influência dos empresários industriais permanece ativa, pautada em um modelo de desenvolvimento econômico liberalizante, permanecendo a educação profissional brasileira sob o jugo das necessidades do mercado de trabalho. Sob essa perspectiva, analisa-se a criação e a instalação do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) a partir de um ideal da “nova” legislação para a educação profissional promulgada, que vincula os cursos de educação profissional segundo os arranjos produtivos locais, compreendendo os reflexos desta política pública da educação profissional na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
- TeseEscola sem partido: políticas de educação, regulação social e formas de consenso(2020) Santos, AndersonA tese aborda as ações do movimento “Escola sem Partido” para a obtenção de consenso em torno de suas ideias, deflagradas pela propositura de Projetos de Lei em ambientes legislativos como: o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas dos Estados Brasileiros e as Câmaras de vereadores nos municípios espalhados pelo país, como o objetivo de provocar uma série de discussões visando a implementação dos preceitos do “Escola sem Partido” como política de regulação social através da educação. Dessa forma, por meio de um levantamento e intrepretação documental das iniciativas legislativas de implementação do movimento, foram analisados os ritos adotados para obtenção do consenso para a manutenção da hegemonia. A pesquisa trouxe os meios utilizados para conquistar a opinião pública, bem como as justificativas para tornar necessária a implementação desse projeto no âmago da escola pública nacional. Nesse sentido, o estudo apresenta o histórico de construção do movimento no Brasil oriundo de iniciativas estadunidenses. Evidencia os apoiadores, bem como os segmentos que fazem frente à proposta, monstrando um nítido campo de disputa, de guerra de posições, existente nas discussões sobre a temática. O poder político do Estado é analisado sob o foco do alcance da juridicidade e legalidade, como instrumentos para obtenção da regulação social e do consenso. A presença do estado educador, intervindo na educação por meio de políticas regulatórias, apresentando um tom segregador, gerando um estado de alerta no ambiente educacional público. Apesar do combate à doutrinação contido no discurso do movimento “Escola sem Partido”, a tese discute a ideológica postura de manutenção da hegemonia política, econômica e cultural, apresentada nas entrelinhas dos Projetos de Lei, bem como sua intenção de retrocesso no processo educacional público brasileiro. Para representar o efeito cascata de propostas de Projetos de Lei propostos em todo o país, será apresentado um recorte de análise nas propostas que tramitam nos Poderes Legislativos da União, do Estado de São Paulo e da cidade de Sorocaba.
- DissertaçãoFaculdade de Tecnologia de Sorocaba: divisão sexual do trabalho e carreira acadêmica(2019) Epíndola, Helena Setsuko Del MastroO tema da pesquisa é a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e a identificação da divisão sexual do trabalho na carreira acadêmica. Este estudo vincula-se a linha de pesquisa história e historiografia: políticas e práticas escolares e ao grupo de estudo instituição escolar: História, trabalho e políticas de educação profissional - HISTPEP – CNPq. A pergunta que norteou a pesquisa foi de que maneira e em que condições se reproduz a divisão sexual do trabalho no processo de formação profissional? A resposta foi que essa divisão acontece por razões históricas e culturais que marcam as profissões de acordo com identidades de gênero, de tal forma que as mulheres sejam designadas às esferas privadas e de cuidados e os homens à esfera pública e ao mundo produtivo O ambiente acadêmico reproduz em seu espaço, as relações sociais dessa divisão que não diferem daquelas estabelecidas na sociedade no âmbito social. O principal objetivo da pesquisa foi identificar de que forma e em que condições se dá a divisão sexual do trabalho na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com foco na baixa representatividade feminina em áreas dominadas pelos homens, como é a área da tecnologia. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória de caráter analítico e interpretativo, iniciada com uma pesquisa bibliográfica em que buscou-se, sobretudo identificar a natureza da divisão sexual do trabalho bem como suas novas configurações, o contexto histórico em que se dá a implantação da primeira Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) em Sorocaba e de que forma as teorias sobre a divisão sexual do trabalho se relacionam com a educação tecnológica. Foram utilizadas informações cedidas pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba acerca de alunas e alunos ingressantes e formados a partir de meados dos anos de 1990, bem como dados do corpo docente, dos quatro primeiros cursos implementados na instituição: Tecnologia em Fabricação Mecânica, Projetos Mecânicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Biomédicos. A análise comparativa das taxas de estudantes ingressantes e concluintes por sexo, em cada um dos cursos e as diferenças verificadas entre professoras e professores no que diz respeito à área de atuação, grau acadêmico e quantidade confirmam que a área não apresentou avanços significativos em relação a igualdade de gênero. Dos anos de 1990 até os dias de hoje, quer seja em números de mulheres presentes ou na ascensão destas aos níveis mais altos da carreira dentro da instituição, confirmamos a forte masculinização dos cursos de tecnologia, através dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação (divide os trabalhos e conhecimentos de acordo com o sexo) e o da hierarquização ( o trabalho de “homem” possui maior valorização social e financeira).
- DissertaçãoFormação do gestor democrático de escola no século XXI(2020) Valadão, FábioO tema da pesquisa é a formação do gestor democrático de escola no século xxi. vincula-se a linha de pesquisa educação superior: formação superior. esta pesquisa tem o objetivo geral investigar a formação do gestor democrático nos cursos de pedagogia oferecidos no brasil e, concomitantemente, relacioná-la às ações requeridas por um gestor escolar, dentro do contexto da instituição. essa intenção se deu através da pesquisa bibliográfica e documental explanatória analítica com ênfase nos em diversos dispositivos legais, acrescentados por informações pertinentes àquilo que se espera dos cursos de pedagogia que, supostamente, deveriam formar profissionais capazes de administrar uma unidade escolar de acordo com o que se espera do papel de um gestor democrático e participativo. os objetivos específicos foram: a) analisar a literatura sobre democracia e a gestão escolar na escola; b) analisar as diretrizes legais no âmbito estadual referente a gestão democrática; c) levantar hipóteses sobre o porquê do baixo rendimento dos alunos de escola pública. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: os cursos de pedagogia estão formando futuros gestores democráticos com as competências e habilidades exigidas em pleno século XXI? a hipótese sugere que os cursos de pedagogia analisados nesta pesquisa, nunca tiveram qualquer definição concreta sobre a formação de profissionais da área educacional, não passando, durante anos, de uma disputa política, cujo intuito era apenas de modificar leis para mostrar e provar quem detinha o poder no momento, até então, atual. devido à falta de identidade dos cursos de pedagogia, formavam-se profissionais sem habilidades para ministrar aulas, tampouco para administrar instituições. dessa forma, após inúmeros protestos e reformas, a pedagogia tem apresentado uma nova estrutura, cuja carga horária e grade curricular sofrem alterações no decorrer dos anos, de modo a assegurar ao cursista uma formação aprimorada. entretanto, dados comprovam que, ainda assim, as diversas reformulações não têm sido suficientes para a oferta de uma educação de qualidade, especialmente ao fomentar discussões acerca da democracia, seus conceitos e fatores principais para sua efetivação, relacionando-a à gestão escolar contemporânea, em que evidencia-se a necessidade de haver profissionais cada vez mais bem preparados para exercer seu papel frente aos mais variados desafios impostos pelo século XXI, considerando problema econômicos, crises sanitárias epidêmicas e todas as questões sociais que perpetuam-se no brasil, apontando a educação como uma das maiores preocupação de toda a sociedade. ademais, percebe-se que grades curriculares e conteúdos minimalistas não norteiam um gestor democrático quanto às necessidades vigentes em uma instituição, tampouco trazem qualquer referência entre a união da escola com a comunidade, bem como sua importância para se efetivar princípios da gestão democrática, cujas práticas reais são relatadas ao longo destas páginas, configurando-se num modelo inclusivo, participativo e representativo de gestão.
- TeseO movimento da privatização da rede municipal de ensino de Sorocaba entre 2018-2020(2021) Melati, Edmara Aparecida ParraEsta pesquisa tem como tema a privatização da educação e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UNISO, a Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação e ao Grupo de Estudo: Instituição Escolar - História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional da Universidade de Sorocaba. Apresenta o seguinte problema: De que forma a ideias propostas pelo neoliberalismo e pela terceira via influenciaram o Estado brasileiro na formulação das políticas voltadas a privatização e o como se deu esse desdobramento na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba? Logo, parte-se da hipótese de que há uma intencionalidade de delegação dos processos educacionais realizados pelo Estado para o setor privado. O objetivo geral é compreender os processos de privatização da educação com foco na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba (2018-2020). Para tanto foram elencados cinco objetivos específicos tratados nos capítulos que compõem esta tese: a) realizar uma incursão histórica e analítica a fim de verificar a organização do Estado brasileiro no contexto do neoliberalismo e da terceira via; b) identificar as mudanças na legislação brasileira que amparam os processos de privatização da educação; c) verificar a influência empresarial nas políticas de educação no Brasil com foco no Movimento Todos pela Educação; d) caracterizar o município de Sorocaba, por meio da observação dos seguintes aspectos: localização geográfica, história, desenvolvimento econômico, crescimento populacional, estrutura político e administrativa da Prefeitura e aspectos educacionais; e) analisar os processos de privatização da educação municipal, por meio da implantação de dois programas de governo durante o período 2018-2020, ou seja a “Gestão Compartilhada da Educação Infantil” e o “Sistema de Ensino – SESI”. A metodologia adotada foi a pesquisa documental de cunho analítico, por meio do estudo dos documentos oficiais, de matérias jornalísticas produzidas pela imprensa local e legislação educacional, de forma a verificar as bases teóricas que possibilitaram a compreensão da totalidade. Assim, partiu-se da análise do contexto mais amplo, ou seja, do papel do Estado brasileiro enquanto instituição estratégica nos processos de privatização das atividades educacionais e por fim realizou-se uma revisita a Rede Municipal de Ensino de Sorocaba. Os resultados apontaram para a influência da lógica do neoliberalismo e da terceira via na organização das políticas proposta pelo Estado brasileiro. A atuação empresarial na definição da política e da legislação educacional também foi observada e por fim foram identificadas formas de privatização da educação municipal de Sorocaba implantadas dentro de um contexto de resistência e disputa.
- DissertaçãoO processo de implantação do ensino médio integrado ao ensino profissional no Instituto Federal de São Paulo, município de Salto (2007-2014)(2017) Honório, Luis Ricardo OrteiroEsta Dissertação investigou a política de educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, particularmente, o processo de implantação dos cursos de ensino médio integrado no município de Salto, no período de 2007 a 2014. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa História Historiografia: Políticas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (UNISO) e se desenvolveu no âmbito do Grupo de Estudos Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral constituiu em investigar o processo de implantação dos cursos de Ensino Médio Integrado ao ensino profissional do IFSP no município de Salto e suas relações com o novo contexto produtivo da região. O método utilizado foi uma análise documental e crítica. Os resultados permitem afirmar que no período de 2007 a 2014 deu-se continuidade ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e a implantação do ensino médio integrado, antes inexistente. Os cursos de ensino médio integrado em Informática e Automação Industrial do IFSP de Salto obedeceram às determinações do sistema produtivo local tendo como princípios norteadores essas demandas para a elaboração do currículo desses cursos, nas bases emanadas da década de 1990. Assim, o ensino médio integrado no IFSP e no Brasil de forma geral, constitui-se em um grande desafio, por se tratar de uma política recente e necessária que tem, em suas bases teóricas legais, os elementos da educação politécnica e unitária, que é o seu horizonte. A formação humana e integral no ensino médio, que considera as dimensões da vida e da práxis social, o trabalho, a ciência e a cultura, tem hoje bases legais para que se torne uma realidade concreta neste país.
- DissertaçãoPlanejamento educacional na Secretaria da Educação de Sorocaba (1994-2003): autonomia ou sujeição?(2017) Melati, Edmara Aparecida ParraO tema da pesquisa é o Planejamento Educacional na Secretaria da Educação de Sorocaba (1994 - 2003). Vincula-se à Linha de Pesquisa História e Historiografia: Políticas e Práticas Escolares e ao Grupo de Estudo Instituição Escolar: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional. O objetivo geral consistiu em investigar o planejamento educacional na Secretaria de Educação de Sorocaba durante a década de1990 e início dos anos 2000 inserido no contexto da Educação Nacional. Os objetivos específicos foram: a) identificar quais políticas de educação estiveram presentes nas diretrizes e orientações para o planejamento educacional propostas pela Secretaria da Educação de Sorocaba às escolas municipais; b) analisar as ações de intervenção do Estado, na área da Educação, em consonância com o modelo econômico vigente; c)identificar as possíveis relações das políticas públicas advindas da esfera nacional com as diretrizes e orientações emanadas da Secretaria da Educação de Sorocaba voltadas ao planejamento educacional das escolas municipais. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Quais e como essas políticas educacionais, nesse período, influenciaram esse planejamento? A hipótese sugere que as diretrizes para o planejamento educacional, emanadas da Secretaria da Educação de Sorocaba, sofreram influências de políticas educacionais de cunho neoliberal, por meio das agências multilaterais e por normatizações e legislações implantadas pelo Estado brasileiro. O procedimento metodológico utilizado na pesquisa foi a pesquisa documental de cunho histórico, político e analítico. Os resultados permitem afirmar que a redefinição do papel do Estado na política educacional, evidenciada durante a reforma proposta pelo governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi materializada pela criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), pela elaboração do Plano Nacional de Educação e pela elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O enfoque internacional das políticas neoliberais foi confirmado com a prioridade dada ao ensino fundamental em detrimento das demais etapas e modalidades de ensino. A instituição do Sistema Municipal de Educação de Sorocaba ocorreu em um cenário permeado por ações centralizadoras no que se refere às legislações e diretrizes nacionais educacionais e escentralizadoras no que se refere ao repasse de recursos financeiros pelo governo federal. O caráter centralizador e a forte presença na definição dessas ações demonstraram a intencionalidade de controle do sistema educacional por parte do Estado que, por esse viés, apresentou-se máximo e atuante. Em contrapartida, a descentralização dos recursos financeiros com foco na redução do Estado às suas funções mínimas de atuação esteve baseada no discurso democrático observado nos documentos oficias propostos pelo governo federal em prol da autonomia, da correção das desigualdades educacionais e da otimização dos gastos públicos. Os objetivos e metas provenientes da reforma educacional foram desdobrados no planejamento proposto pela Secretaria da Educação e observados nos documentos analisados.
- DissertaçãoTrajetória e institucionalização dos grupos escolares paulistas: o caso do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro (1941 a 1971)(2018) Vieira, Valentim LuizEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a trajetória e institucionalização do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro no município de Salto de Pirapora/SP. A metodologia adotada constituiu-se em identificar documentos no período que vai desde sua criação em 1941 até o ano de 1971 com a implantação da Lei 5.692/71, quando ocorreu a mudança da nomenclatura das escolas e da formatação do ensino. Também foram pesquisados os motivos de criação dessa instituição escolar, o contexto cultural, político, social, profissional e legal. Concluiu-se que todos esses aspectos mencionados tiveram uma parcela importante e significativa para a criação e trajetória da referida instituição e os maiores fatores inferem que: com a criação da escola, os políticos envolvidos tiveram maior credibilidade perante seus eleitores; na área profissional, a qualificação da mão de obra se fazia necessária; não uma formação de caráter técnico e sim a continuidade de ensino nos níveis ginasial e colegial para a época, uma maior facilidade no prosseguimento de estudos perto de suas residências; e a lei para a criação do grupo escolar estaria sendo cumprida.