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Trajetória e institucionalização dos grupos escolares paulistas: o caso do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro (1941 a 1971)

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Data

2018

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa de História e Historiografia: políticas e práticas escolares do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, tem como tema a trajetória e institucionalização do Grupo Escolar Dr. Afonso Vergueiro no município de Salto de Pirapora/SP. A metodologia adotada constituiu-se em identificar documentos no período que vai desde sua criação em 1941 até o ano de 1971 com a implantação da Lei 5.692/71, quando ocorreu a mudança da nomenclatura das escolas e da formatação do ensino. Também foram pesquisados os motivos de criação dessa instituição escolar, o contexto cultural, político, social, profissional e legal. Concluiu-se que todos esses aspectos mencionados tiveram uma parcela importante e significativa para a criação e trajetória da referida instituição e os maiores fatores inferem que: com a criação da escola, os políticos envolvidos tiveram maior credibilidade perante seus eleitores; na área profissional, a qualificação da mão de obra se fazia necessária; não uma formação de caráter técnico e sim a continuidade de ensino nos níveis ginasial e colegial para a época, uma maior facilidade no prosseguimento de estudos perto de suas residências; e a lei para a criação do grupo escolar estaria sendo cumprida.


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