Navegando por Orientador "Pimenta, Maria Alzira"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseAs visões sobre prática pedagógica de professores e formandos do curso de fisioterapia da Uniso(2021) Santos, Aline Alcoforado dosAs profundas mudanças provocadas pela tecnologia trouxeram novos processos de criação e de transmissão de conhecimentos, que acontecem em uma rapidez vertiginosa, desafiando a movimentação permanente das instituições de educação superior. Nessas novas circunstâncias, as formas organizacionais, os objetivos e as práticas pedagógicas necessitam ser reavaliadas. Esta tese baseia-se em uma pesquisa de campo no Curso de Fisioterapia na Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária. Tem como objetivo principal propor diretrizes (recomendações) para o desenvolvimento do profissional docente da área de fisioterapia. Para a coleta de dados, foram utilizados dois questionários, um respondido pelos professores e outro pelos estudantes concluintes. A análise das respostas dos questionários foi realizada por categorização. Os professores reconhecem e elucidam as metodologias utilizadas em sala de aula, as necessidades no processo de formação docente, os motivos de satisfação e insatisfação no dia a dia. Os formandos elencaram as metodologias utilizadas pelos professores e a visão sobre o cumprimento das expectativas pessoais e profissionais do curso. Entende-se que há mudanças que precisam ser efetivadas a longo prazo e trazer melhorias no processo de formação, estruturação e reconstrução permanente do curso. Dessa forma, nas considerações finais, sugerem-se algumas diretrizes: para os professores, rever a atitude em relação à prática pedagógica; para a coordenação do curso, sensibilizar o professor para a importância de uma formação continuada, da necessidade de mudanças, adequações e inovações na prática pedagógica e para a gestão institucional, estruturar cursos de formação que ajudem o professor a reconhecer a fragilidade da sua formação pedagógica e criar programas de desenvolvimento profissional docente que tragam a reflexão no dia a dia, bem como uma formação continuada embasada.
- TeseCiberativismo e inteligência coletiva: uma nova perspectiva para a formação de professores(as)(2015) Munhos, Sonia Piaya MarinhoO objeto deste estudo é a relação entre cibercultura, ciberativismo, Inteligência Coletiva e formação de professores(as). O protagonismo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea demanda que se pesquise sua influência nos processos formativos de professores(as). O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a formação inicial de professores(as) no curso de Pedagogia se apropria do fenômeno ciberativismo considerando seu potencial de informação e de criação de conhecimento. O marco teórico utilizado na pesquisa foi o de Pierre Lèvy, com seus estudos sobre cibercultura, ciberespaço, comunidades virtuais e Inteligência Coletiva. Outros autores complementaram este estudo como Castells (1999), Lemos (2002), Vegh (2003), Rheingold (1996), Hine (2002), entre outros. Os dados foram coletados de três formas: 1) análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, licenciatura e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia; 2) etnografia virtual nas comunidades virtuais que praticam o ciberativismo em educação e 3) aplicação de questionários a estudantes, professores(as) e coordenadores(as) de cursos de Pedagogia. Os resultados da análise demonstraram que os documentos oficiais do curso de Pedagogia não fazem referência ao ciberativismo em educação porém, estudantes e educadores(as) têm conhecimento sobre o fenômeno e utilizam a internet para lutar por causas da educação. A forma como o fazem, no entanto, pode ser aperfeiçoada com o desenvolvimento de habilidades de Gerenciamento do Conhecimento Pessoal (PKM) proposto por Lèvy. Sugere-se que os cursos de Pedagogia incorporem aos componentes curriculares que tratam de Educação e TIC e/ou Educação e Movimentos Sociais, as questões da cibercultura, ciberativismo em educação e produção e desenvolvimento da Inteligência Coletiva.
- TeseCompetências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrial(2020) Souza, Marcus Vinícius Branco de SouzaGrandes mudanças na sociedade, no mundo corporativo e na educação criaram o cenário atual, no qual se destaca o surgimento, em junho de 2007, do primeiro “smartphone”. Este fenômeno, como em revoluções anteriores, afeta a Educação Superior enfaticamente. Este trabalho tem como tema as mudanças trazidas pela Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e o trabalho dos Professores de Educação Superior Tecnológica Pública no Estado de São Paulo. Sua relevância está na necessidade de se pensar novas estratégias de ensino para lidar com os estudantes - hoje, nativos digitais (PRENSKY, 2001). O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil dos professores respondentes, no que diz respeito às suas percepções e competências para a docência no presente cenário de revoluções dos meios de comunicação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizado um estudo de campo com aplicação de um questionário on-line em ambiente fechado, respondido por 468 docentes. Utilizando-se de ferramentas computacionais, SPSS/IBM (Statistical Package for the Social Sciences/ International Business Machines Corporation) e o IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), foi possível: 1) o levantamento do perfil dos respondentes; 2) conhecer a percepção e sensibilidade quanto a presença da TDIC nos processos educacionais; 3) desenvolver a análise de correlações, verificando os grupos mais sensíveis a presença da TDIC, em sala de aula; 4) usar a análise fatorial para selecionar grupos de interesse entre os respondentes; 5) gerar a análise textual, e obter um gráfico de similitudes e nuvem de palavras. Além disso, a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2011), foi aplicada em questão aberta sobre como as TDIC colaboram para o processo de aprendizagem. Este estudo fornece, aos Cursos Superiores de Tecnologia Públicos do Estado de São Paulo, subsídios para elaboração de programas de desenvolvimento profissional docente focados em competências digitais tão necessárias, no presente cenário.
- DissertaçãoCompetências midiáticas na formação de professores: um estudo de campo em Sorocaba(2019) Kaam, Tágides Renata de MelloEste estudo foi desenvolvido dentro dos pressupostos de uma pesquisa de natureza qualitativa. O projeto de pesquisa empregado objetivou a busca da compreensão do trabalho com a competência midiática na formação de professores, especificamente no curso de Pedagogia. Pretendeu-se conhecer como os docentes fazem uso das mídias em suas práticas em sala de aula e identificar a visão que os docentes possuem a respeito das questões que envolvem as mídias nos contextos educacionais de formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada com base em relatos de professores que ministram disciplinas voltadas para o estudo das mídias e TIC em cursos de Pedagogia e as disciplinas relacionadas às Metodologias de Ensino, oferecidos por três universidades da cidade de Sorocaba-SP e região, sendo uma pública, uma privada e uma comunitária. Os dados foram analisados segundo orientações da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Por meio das categorias levantadas na interpretação das análises, compreendemos que a competência midiática está sendo desenvolvida nos cursos investigados através de: análise crítica de documentos e produtos midiáticos; instrumentalização de aparelhos e recursos midiáticos, e através do emprego de produtos audiovisuais como filmes, documentários e vídeos. Dentre os resultados da investigação destacam-se a carência de infraestrutura necessária nas instituições de ensino superior, seja de equipamentos ou redes de internet, que gera impactos na maneira como o professor atua em sala de aula. Por outro lado, a presença da formação para a leitura crítica das mídias foi ressaltada em diversos momentos no trabalho dos docentes. Os professores que participaram da pesquisa reconhecem e buscam desenvolver ações que envolvam a mídia, isto é, empregam as mídias nos processos educacionais, entretanto, desconhecem o que é competência midiática e as aplicam muito mais como ferramentas/recursos pedagógicos, do que com a intenção de trabalhar com os discentes as dimensões que estão envolvidas em um trabalho efetivo com as mídias. Porém, para assegurar que os processos educacionais empreguem efetivamente as mídias, é necessário mais que utilizá-las instrumentalmente em sala de aula, garantindo um lugar na Educação onde haja a articulação entre as dimensões propostas por Ferrés (2007).
- TeseEducação superior, gamificação e emulação: a dimensão estética do jogo e da aprendizagem(2021) Santos, Roger dosOs estudantes da Educação Superior, há muito, têm contato com jogos e vivências com telas. O tema desta pesquisa é gamificação da aprendizagem na Educação superior. A questão que orientou a coleta, análise e interpretação dos dados foi: como a gamificação influencia no processo de ensino-aprendizagem na educação superior? A relevância desta pesquisa está em buscar subsídios para se refletir criticamente sobre as possibilidades em ensino e aprendizagem, utilizando a gamificação como ferramenta para fixação de conhecimentos, ou para identificar especificidades de aprendizagem de indivíduos ou grupos. O objetivo geral foi avaliar a gamificação como ferramenta de aprendizagem. E os específicos: elaborar e aplicar games em disciplinas específicas; observar o desempenho dos estudantes; e analisar os resultados da aprendizagem segundo motivação, empenho, assimilação e envolvimento. A metodologia foi o estudo de campo, com aplicação de diferentes jogos para variados cursos de graduação, com estudantes ingressantes e veteranos. Cada aplicação de jogos foi analisada sob os critérios de motivação, empenho, assimilação e envolvimento e, ainda, as operações mentais, segundo a taxionomia de Bloom (MORETTO, 2010). Dentre as considerações finais, destaca-se: a) a contribuição da gamificação para a aprendizagem remete a pedagogia inaciana com a ideia dos desafios (competição pela emulação); b) além da ludicidade, a dimensão estética dos jogos é fundamental para aprendizagem; e c) os jogos, embora promotores de emoção (ativada pela dimensão estética), mostram-se mais uma ferramenta, dentre as demais práticas pedagógicas conhecidas.
- DissertaçãoEscola de Pais: um desafio para formação de professores(2017) Hoffmann, Verônica MartinsA Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais.
- DissertaçãoO conceito de competência: origem e aplicações na educação(2021) Mota, Cristiane BevilaquaO conceito de competência é amplamente utilizado em várias áreas do conhecimento: Administração, Psicologia, Economia e Educação. A amplitude de usos do conceito, somada à sua relevância intrínseca, especialmente no que diz respeito à Educação, sinaliza e legitima pesquisas sobre ele. Nesta pesquisa, procurou-se responder à pergunta: como o conceito de competência foi introduzido na Educação? O objetivo geral foi compreender a origem e as acepções do conceito de competência até o início da sua utilização em documentos e propostas, e da crítica por parte de alguns estudiosos da Educação. Para atingir este objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica diacrônica para analisar diferentes definições do termo e compreender os seus desdobramentos. Dentre alguns resultados, o mais significativo apontou para a base da Teoria do CHA, remontando a Pestalozzi e suas chaves da aprendizagem, com a tríade “cabeça, mãos e coração”. Antes de chegar a Pestalozzi, há referências de autores à obra de Dewey ([19--?]) e de Bloom et al. (1956). Este último, referenciado por onze autores como o precursor da Teoria do CHA.
- TeseOs números e o sistema de numeração decimal: práticas pedagógicas de professores no Brasil e de Portugal(2020) Silva, Mônica de Oliveira Pinheiro daA pesquisa objetivou compreender aspectos das práticas pedagógicas de alguns professores do 5º e 9º anos do Brasil e 4º e 9º anos de Portugal, a partir de suas abordagens do Sistema de Numeração Decimal (SND). A pergunta norteadora desta pesquisa se configurou em: como os professores brasileiros e portugueses abordam e posteriormente ensinam o SND na educação básica? Esta pesquisa se justificou pelo baixo rendimento apresentado pelos estudantes nos indicadores de qualidade educacional, chegando ao terceiro grau com pouco domínio dos conceitos básicos de matemática, como também com a má formação dos professores, revelando um quadro de desvalorização e desprestígio do professor. O objetivo geral da pesquisa foi compreender aspectos da prática de professores no ensino de números e do SND a partir de suas abordagens relativas ao processo de ensino/aprendizagem de matemática. Objetivou-se também identificar as abordagens das professoras em relação ao SND, a partir de uma avaliação diagnóstica realizada com os estudantes e interpretar as práticas docentes, a partir de indicadores, sinais e indícios levantados a partir das observações, avaliação diagnóstica, entrevista e autoscopia. Foi realizado um estudo de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas: observação, entrevista e autoscopia. O método de análise de dados foi o Paradigma Indiciário de Ginzburg. Buscou-se respaldo teórico em Lerner e Sadovsky (1996), Kamii e Declark (1994), Brousseau (1996, 2008), Vergnaud (1994), entre outros. Entre os resultados concluiu-se que as práticas pedagógicas das professoras das séries iniciais se voltam para aspectos do SND de forma efetiva, por ser natural e previsto. Com o avançar dos anos, as práticas pedagógicas deixam de abordar aspectos relacionados aos números, o que faz com que os princípios aditivos e multiplicativos sejam pouco trabalhados, comprometendo a aprendizagem de matemática nos Ensino Médio e Superior. O domínio de conhecimento e a autoridade em sala de aula das professoras observadas em Portugal e no Brasil mostraram-se relevantes, especialmente em Portugal. Estudantes daquele país se mostram mais concentrados em sala de aula, demonstrando maior valorização ao momento da aula. Em ambos os países foi percebida, em sala de aula, uma motivação maior nas séries iniciais para aprender, com certa apatia para as séries finais, em relação aos temas matemáticos. Por fim, em relação às práticas pedagógicas, considera-se a autoscopia uma técnica capaz de promover verdadeiramente a autorreflexão e a reflexão conjunta, na busca da melhoria e aprimoramento, devendo esta consistir em uma prática comum entre as reflexões docentes.
- TeseProdução acadêmica docente na educação superior: exigência, necessidade e critério de qualidade(2017) Carvalho, AlexeyO cenário que envolve a Educação Superior Brasileira foi marcado pela forte expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) com vistas à ampliação da oferta de cursos de graduação, ocorrida até 2012. O foco, quase que exclusivo na atividade de ensino, fez com que a atividade de pesquisa, mesmo sendo requisito legal, fosse relegada a um segundo plano, de forma a desestimular a produção acadêmica docente na graduação. A pesquisa que embasa esta tese teve como objetivo final propor práticas de gestão acadêmica para criar um ambiente propício à pesquisa e à produção acadêmica. Para atingir esse objetivo, partiu-se do referencial teórico sobre a pesquisa acadêmica, o ambiente e as condições que a envolvem. Foi realizado um estudo de campo utilizando questionário on-line, respondido por 315 docentes da Educação Superior, das cinco regiões brasileiras e de IES públicas e privadas. As perguntas possibilitaram identificar a percepção dos professores acerca das condições que favorecem, ou não, a pesquisa acadêmica. Para análise e discussão dos resultados, utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos, dentre eles análise de correlações e análise de conteúdos, buscando principais aspectos que determinam a produção acadêmica docente em IES. Dentre os pontos mais relevantes, evidenciou-se, de forma geral, uma falta de clareza e efetividade das políticas e ações de estímulo à pesquisa e à produção acadêmica das IES. Os resultados do estudo fornecem às IES subsídios para a elaboração de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão para estímulo à pesquisa e à produção acadêmica; e, ao poder público, contribuições para o aprimoramento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
- DissertaçãoVisões, confluências e conflitos sobre o ensino de arquitetura e urbanismo(2017) Domingos, Alex Renato CouriA presente dissertação trata da formação em Arquitetura e Urbanismo e da problemática relacionada: ao currículo, à formação dos professores, ao descontentamento dos estudantes, ao aumento do número de cursos sem paralelo aumento da qualidade dos mesmos. A pesquisa pretende trazer subsídios para o debate sobre os objetivos e a efetividade dessa formação. O estudo analisou as principais confluências e conflitos de visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo e a desejável formação profissional nesta área sob a ótica de diferentes agentes interessados no tema, tais como: estudantes, professores, Estado, profissionais, Conselho Profissional e a sociedade. A metodologia da pesquisa foi definida em função da análise proposta. Para conhecer e destacar os principais pontos das visões sobre este ensino foi utilizada a pesquisa qualitativa com a triangulação entre pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa telematizada. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Por meio desta técnica, foi possível identificar, comparar e analisar diferentes visões sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo, permitindo, ao final, apontar perspectivas de mudanças para este ensino no Brasil assim como possibilidades de desdobramentos desta pesquisa.